Cinema

Sugestão de filme para o Natal: As Crônicas de Nárnia

Escrito por Rafael Gurgel

01 DEZ 2025 - 15H22 (Atualizada em 08 DEZ 2025 - 14H00)

Adobe Stock / Ostrich

Há filmes que não falam do Natal de forma direta, mas carregam simbolismos e analogias interessantes sobre a história de Jesus Cristo. “As Crônicas de Nárnia” é um desses filmes, tornando-se uma excelente opção para abrir o mês de dezembro.

A história escrita por C.S. Lewis e adaptada ao cinema por Andrew Adamson conta a aventura de quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. A jornada começa quando eles descobrem um guarda-roupa mágico que os leva para o mundo de Nárnia.

O “inverno sem Natal”

No filme, os seres que vivem em Nárnia estão condenados ao “inverno eterno, sem a chegada do Natal”. É um símbolo do mundo antes da vinda do Menino Jesus: frio, sombrio e paralisado. Mas existe uma profecia: sinais de que o Salvador está chegando.

O Leão que transforma Nárnia: uma metáfora cristã

Existe um leão que habita Nárnia e cuja presença inspira admiração e temor. Ele se chama Aslam, e seus gestos são sempre carregados de misericórdia, justiça e amor. Um paralelo à presença de Jesus Cristo como salvador.

Vários aspectos bíblicos podem ser percebidos: quando Aslam se aproxima, o gelo começa a derreter, uma metáfora do Advento. Ele desfaz o frio e o desânimo, restabelece a verdade e devolve a esperança àqueles que haviam perdido a fé.

A beata por trás da personagem Lúcia

A personagem Lúcia, a primeira a atravessar o guarda-roupa, foi inspirada em uma beata italiana chamada Lúcia Brocadelli de Narni. Assim como Lúcia de Nárnia depositava toda a sua confiança em Aslam, a beata mantinha uma fé firme diante das dificuldades e adversidades da vida.

A beata italiana nasceu no final do século XV em uma família nobre e dedicou-se desde criança à oração e à vida religiosa, tendo visões de Nossa Senhora e de São Domingos. Apesar de ter sido obrigada a se casar, manteve seu voto de castidade, dedicando-se à oração, penitência e ao serviço aos pobres.

Conheça aqui a beata que inspirou a personagem Lúcia de Nárnia

Uma aventura para refletir a fé de um jeito lúdico e criativo

Existem diversos outros momentos no filme que remetem a "episódios cristãos", como sinais da vinda de Cristo, revelação, tentação e ressurreição, além da batalha final. Para não revelar spoilers e preservar a experiência de quem vai assistir, não entraremos nesses detalhes.

Vale destacar que “As Crônicas de Nárnia” possuem três filmes lançados, que são uma continuação, e que em 2026 está previsto um novo lançamento da série cinematográfica.

Assim, fica a sugestão: assista a “As Crônicas de Nárnia” e descubra você mesmo essas analogias.

add Veja também: 3 filmes para entrar no espírito do Natal

Fonte: ACI

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Cinema

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...