Desde 1995, Toy Story deixou de ser apenas um desenho para crianças. A história dos brinquedos fala de amizade, sacrifício e da busca por sentido. No último filme da saga da Pixar, Toy Story 4, Woody enfrenta novamente a pergunta central da vida: qual é o meu propósito?
Essa é também a questão da vocação cristã. Assim como Woody, cada pessoa precisa descobrir onde investir sua liberdade e amor.
Woody sempre se sacrificou pelos outros. Ele abre mão de Beth, enfrenta perigos e permanece fiel a Andy e depois a Bonnie. Sua vida mostra que amar exige renúncia. Como ensina o Papa João Paulo II, “amar é limitar a própria liberdade para o bem do outro”.
Essa escolha não diminui, mas engrandece. Doar-se transforma a liberdade em amor verdadeiro.
Muitos jovens vivem hoje a solteirice como um tempo de espera. No entanto, esse período pode ser uma escola para o amor. Assim como Woody, que mesmo sem “par romântico” cuidava dos amigos, o solteiro é chamado a exercitar a doação.
O matrimônio ou o celibato são futuros que dependem do agora. O coração aprende a amar no presente.
No novo filme, Bonnie cria Forky a partir de um garfo descartável. Ele acredita que não tem valor, que pertence ao lixo. Woody o ajuda a descobrir que foi feito para amar e ser amado.
Esse detalhe nos lembra que a vocação nasce do Criador. Deus nos chama, mesmo com fragilidades, para sermos sinais de amor no mundo.
Gabby Gabby, a boneca antiga, acredita que só poderá ser amada quando for perfeita, mas a história mostra o contrário: somos amados porque somos únicos, não porque não temos falhas.
Essa é uma mensagem central da fé: Deus nos ama como somos e nos convida a servir, mesmo com nossas limitações.
Woody, Buzz e todos os brinquedos existem para cuidar das crianças. O sentido de suas vidas está no serviço. Da mesma forma, a vocação cristã é serviço: na família, na Igreja, no trabalho, em cada encontro.
A felicidade está em doar-se. A vida encontra direção quando se vive para os outros.
Woody só compreendeu seu caminho quando já havia experimentado amar e renunciar. Assim também é conosco: não podemos esperar para amar “quando a vocação chegar”. O tempo de viver a escola do amor é agora!
Toy Story nos ensina que liberdade só tem sentido no amor, que o propósito está no serviço e que a vocação é resposta diária ao Criador.
:: Confira dicas de filmes e documentários cristãos e lançamentos do cinema e streaming
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.