Comunicação

CNBB envia carta aos comunicadores católicos

A principal mensagem é ter como base a sinodalidade e o díalogo em todas as paróquias e comunidades

Escrito por Alberto Andrade

28 JUL 2023 - 10H58 (Atualizada em 28 JUL 2023 - 16H56)

Arquidiocese de Juiz de Fora

Na última quarta-feira (26), foi divulgada a Carta aos comunicadores do Brasil, um aviso de que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem o desejo de se aproximar e apoiar aqueles que se dedicam em transmitir o Evangelho e as atividades da Igreja nas Dioceses do país.

Leia MaisManaus será sede do Mutirão de Comunicação em 2025A carta é assinada pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, o presidente, Dom Valdir José de Castro, e seus membros Dom Edilson Soares Nobre, Dom Amilton Manoel da Silva, além dos assessores Osnilda Lima e o Padre Tiago Síbula.

Aqui você confere a íntegra da carta.

Diálogo fraterno

No documento, a Comissão ressaltou que o primeiro tópico para responder ao que o Senhor Jesus espera de cada comunicador, ou seja, o Anúncio e a Edificação de seu Reino é:

"Ouvir com o ouvido do coração, de forma atenta, sensível e crítica as 'eternas questões do ser humano, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida, cujas aspirações se manifestam no coração humano'".

Pascom Brasil
Pascom Brasil


Uma Igreja comunicadora e sinodal

O segundo aspecto citado pela carta da Comissão é que neste mandato (2023-2027), poder contribuir para estar atento ao próximo e ao conteúdo que esta pessoa precisa ouvir, e que isso seja transmitido com alegria, qualidade e muita fé, em sintonia com o que foi refletido no 13º Mutirão de Comunicação (Muticom).

"Sigamos juntos promovendo a cultura do encontro, na missão de comunicar a Boa Nova de Jesus Cristo, com coragem e criatividade, usando todos os meios possíveis para alcançar os corações das pessoas. Contamos com as orações e a colaboração de todos os comunicadores e comunicadoras do Brasil. Que Deus os abençoe e os guarde. Que Nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós", diz o trecho final da carta.

A Comissão Episcopal tem como objetivo animar e articular os regionais da CNBB, com os meios e processos de comunicação, levando em consideração a cultura gerada pela revolução das novas tecnologias. A atribuição se concretiza em projetos que visam a formação, espiritualidade, articulação e produção dos agentes da Pastoral da Comunicação, e em encaminhamentos específicos.

Como comunicar a partir da cultura do encontro?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...