“Uma coisa importante para ressaltar é sempre buscar referências e ter autocrítica. Para melhorar, é preciso fazer suas produções e sempre assistir com olhar crítico para estudar onde pode melhorar na próxima vez, e NUNCA fazer qualquer conteúdo de improviso. Sempre pense antes de realizar um projeto: o que você quer falar, quais imagens mostrar e qual linguagem utilizar, lembrando que linguagem de TV não dá certo na internet. Seja criativo e dinâmico”.
(Gustavo Cabral, videomaker do Portal A12)
Já existia muita iniciativa na igreja com relação à produção audiovisual. Com a pandemia, essa ação se tornou fundamental para o trabalho de evangelização realizado pelas paróquias, gerando também uma nova necessidade: entender como fazer conteúdo em vídeo.
“Com a pandemia, as equipes de Pascom têm se esforçado muito para aprender e produzir vídeos de maior qualidade, mesmo com as limitações que existem no dia a dia. Acredito que se seguirem com essa vontade de evangelização através dos meios sociais tendem a cada vez mais gerar bons conteúdos”, Felipe Guimarães, Líder Multimídia do Portal A12.
Aqui no Portal A12, trabalhamos com produção de vídeo e transmissões ao vivo há alguns anos. Iniciamos com o simples: equipamentos simples, muita pesquisa, muito teste, muita ajuda de pessoas externas com mais experiência... Resumindo: uma busca constante por soluções e possibilidades nessa área.
Hoje contamos com uma equipe para a produção multimídia e transmissões ao vivo, que me ajudou com dicas para esse artigo, para que você, na sua paróquia, possa também produzir e alcançar mais pessoas com seus vídeos e transmissões.
Vamos à lista de dicas! E como sempre, se quiser contribuir com suas sugestões ou perguntas, pode colocar nos comentários!
Começamos no básico:
- Buscar gravar em local com pouco barulho e com uma iluminação boa também. Evitar gravar contra a luz e em lugares que deixem muitas sombras na pessoa. O item principal do vídeo é, sem dúvidas, o áudio; quanto mais clareza, melhor. O público precisa saber nitidamente o que está sendo falado. (Gustavo Cabral)
- Padre conectado faz toda diferença. Se o padre souber mexer nas redes sociais, é interessante que ele tenha acesso às contas para que ele mesmo publique vídeos, auxiliando na produção e no trabalho da Pascom, uma participação” (Alessandro Cardoso)
- Buscar referências de Pascom de outras paróquias do município, diocese ou até mesmo do Brasil que te chamem a atenção pelo conteúdo e, assim, você possa produzir vídeos dentro da capacidade técnica e estrutural, buscando conhecer os seus limites e criando conteúdos simples e bem feitos. (Lucas de Bem)
- Para paróquias ou Pascom's recém formadas, a criação de uma identidade visual para a paróquia. Para que todos os conteúdos audiovisuais tenham um padrão e uma identificação. (Alessandro Cardoso)
- Definir 1 ou 2 tipos de conteúdo e focar neles até sua equipe de PASCOM estar segura e organizada para conseguir produzir mais. Exemplo: Transmissão de missa semanal e Mensagem da semana com o pároco. (Luana Corrêa)
- Se for usar o YouTube como plataforma de postagem, fazer uma boa configuração do canal (capa, informações, descrição, títulos dos vídeos, tags) e divulgar para que as pessoas da comunidade saibam e se inscrevam no canal. (Luana Corrêa)
Dicas para criação de conteúdos:
- As pessoas gostam de conteúdos históricos, mas também dá muito resultado e interação os vídeos de perguntas e respostas com o pároco e reflexões diárias. (Gustavo Cabral)
- Paroquianos antigos contando histórias e memórias da comunidade. Os membros da comunidade gostam, se identificam e compartilham esses conteúdos (Lucas De Bem)
- Se organizar para fazer as transmissões de missas de forma bem organizada, com todas as informações e criação de evento (YouTube), data, local, miniatura, descrição, etc. (Felipe Guimarães)
- Vídeos com orações diárias, reflexões do evangelho, mensagens espirituais, dicas religiosas do dia a dia, histórias sobre a vida de Santos. (Felipe Guimarães)
- Mostrar o rosto da paróquia, os paroquianos. Todos gostam de fazer parte, participar e com isso vão auxiliar na divulgação do material, compartilhando nas redes sociais. (Alessandro Cardoso)
- Avaliação do trabalho realizado, um equilíbrio entre trabalho e resultado. Sempre acompanhar os números e perceber o que mais dá visualização. Esse é o conteúdo que deve ter investimento (Felipe Guimarães)
- Não ter receio de consumir conteúdo não religioso e se basear nele. No mundo de criação de conteúdo audiovisual existe muita coisa boa, e temos que ter essas referências para trazer para o ambiente da Igreja, isso em relação a técnica, qualidade de vídeo e som, originalidade, efeitos de edição e tendências. (Luana Corrêa)
Aplicativos para edição no celular (Usamos no A12!)
- CapCut
- Canva
- Photogrid
- Ishot
Nelson Antoine/ Shutterstock
Sua paróquia não tem dinheiro para adquirir muitos equipamentos? Seguem algumas dicas para um investimento mais assertivo:
- Hoje os celulares gravam com uma boa qualidade (as vezes melhor que algumas câmeras inclusive). Investir num tripé simples para gravações estabilizadas e sem tremer e, posteriormente, um microfone para celular, para uma melhor qualidade de áudio. (Felipe Guimarães)
- Acho importante adquirir um tripé e alguma iluminação também. Caso forem investir em câmera, aconselho comprar uma câmera DSLR, pois ela pode ser utilizada para foto e vídeo. (Gustavo Cabral)
- Um aparelho de iluminação como ring light ou até mesmo leds simples. Uma sugestão é ter sempre uma bateria externa para o celular que faz as transmissões. (Lucas De Bem)
- Caso o investimento seja em um celular, buscar comprar aqueles que tem capacidade boa de armazenamento e processamento. Assim, o investimento é um pouco maior, porém o aparelho dura mais e fica mais tempo atualizado frente às tecnologias. Os modelos S (S9,S10,S20, dentre outros) da Samsung são ótimos, de muito boa qualidade. (Lucas De Bem)
Canais e vídeos do YouTube que podem te ajudar!
“Acredito que é preciso começar fazendo o simples, mas, buscar uma evolução no conteúdo, vejo que muitas Pascom's iniciam o trabalho e não buscam essa evolução, tanto nos equipamentos quanto no preparo da equipe, assim com outras pastorais a Pascom também deve passar por formações” (Lucas De Bem, Videomaker do Portal A12)
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.