Por Padre José Luis Queimado, C.Ss.R. Em Dúvidas Religiosas Atualizada em 26 MAR 2019 - 11H47

Como se livrar da culpa de um pecado?

A Igreja Católica, fiel depositária dos ensinamentos de Jesus Cristo, convida a todos os seus membros a buscarem a reconciliação com Deus e com a própria Igreja. Como lemos no Direito Canônico: A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja; somente a impossibilidade física ou moral o escusa desta forma de confissão, podendo neste caso obter-se a reconciliação também por outros meios”. (Cân. 960).

culpa, mágoa, triste

Primeiramente, devemos ter consciência de que somos imperfeitos e susceptíveis a errar. Com essa consciência de humildade, podemos dar o próximo passo. Quando deslizamos em algum ponto de nossa vida, temos de reconhecer o erro e buscar o perdão.

Primeiramente, devemos pedir o perdão a Deus. O Pai Misericordioso não deixa nenhum de seus amados sem perdão, afinal ele enviou seu próprio Filho para que nenhum se perdesse (cf. Jo 6, 39). Deus sabe que somos cabeça-dura, mas também temos um coração moldável e que pode melhorar sempre no amor. "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores". (Mc 2, 17)

Busquemos o confessionário, pois é ali que podemos deixar todas as nossas mágoas, remorsos e pedras que trazemos em nosso coração. Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso”. (Mt 11, 28).

Agora, é necessário que, ao receber o perdão de Deus pelo Sacramento da Reconciliação, façamos a nossa parte. O ideal é que saiamos do confessionário pensando em buscar uma nova vida, para não banalizarmos o Sacramento. Se Deus nos perdoa, seria uma injustiça não aceitarmos esse perdão. Se já fomos absolvidos, devemos também nos perdoar a nós mesmos, pois não somos maiores do que Deus.

Escrito por
Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R. (Arquivo Santuário Nacional)
Padre José Luis Queimado, C.Ss.R.

Missionário Redentorista com experiência nas missões populares, no atendimento pastoral no Santuário Nacional de Aparecida, passou pela direção do A12. Atualmente reside e vive em missão na Filadélfia nos Estados Unidos

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Luis Queimado, C.Ss.R., em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.