“Quanto mais você doar para Deus, mas rico vai ficar. Se você consagra seu dízimo, Ele vai fazer você prosperar. Quer ter emprego, casa boa, o carro do ano? Aumente sua doação, semeie mais e você vai colher também muito mais. Pode acreditar que Deus tem obrigação de recompensá-lo com muita riqueza.”
Uma pregação dessas, a gente já ouviu em algumas igrejas. É atraente! Quem não quer? Mas será verdade? Todos ficam ricos ou só os pastores? É certo dizer que posso obrigar Deus a me ajudar? Falar desse jeito é ensinar a “teologia da prosperidade”, que nada mais é do que uma falsificação do Evangelho de Jesus.
Leia MaisRitual de espera: O significado do Advento na IgrejaEles leem no Antigo Testamento que Abraão era amigo de Deus e, por isso, era rico. Jó também foi rico, antes e depois do drama que viveu, pois era justo. “É a bênção de Deus que enriquece” – está em Pr 10,22.
Certas igrejas pararam no Antigo Testamento e acham que aí está a revelação definitiva. Mas esquecem que, mesmo entre os antigos Profetas, já surgiam vozes condenando as riquezas: “Ai dos que juntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo até que não haja mais espaço disponível” (Is 5,8).
Eles denunciavam os ricos que oprimiam o pobre, exigiam impiedosamente seus créditos e reduziam o pobre à escravidão quando este não pagava as dívidas.

Qual foi a atitude de Jesus? Essa é a pergunta que devemos fazer. Ele prometeu riquezas e bens deste mundo aos seus seguidores? Onde você me mostra isso nas palavras Dele? Não existe! Ele falou exatamente o contrário: “Vendei vossos bens e dai esmola” (Lc 12,33). “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
“O rico dificilmente entrará no Reino dos Céus” (Mt 19,23). Parece que essas frases foram retiradas de certas Bíblias! Sim, Zaqueu era rico e Jesus foi à casa dele e falou: “Hoje a salvação entrou nesta casa”. Mas antes, Zaqueu disse que dava aos pobres a metade dos seus bens e ia reparar as fraudes cometidas (Lc 19,8s).
Por fim, veja o que escreveu São Paulo a Timóteo:
“Nada trouxemos a este mundo e nada dele podemos levar. Tendo, pois, comida e roupa, fiquemos contentes com isso. Pois os que querem ajuntar riquezas caem na tentação, na armadilha e numa multidão de desejos insensatos, que mergulham os homens na ruína e na perdição. Pois a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro; por seu desejo desenfreado, alguns se desviaram da fé” (1Tm 6,7-10).
Amigos, a riqueza que Jesus nos promete é outra, não o dinheiro!
Irmão Ian reflete o encontro de Zaqueu com Jesus
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.