A Confissão ou Sacramento da Reconciliação é um gesto de arrependimento e a ação da misericórdia de Deus, que alcança a vida do fiel que recebe o perdão dos pecados. Leia MaisResponda a algumas perguntas e prepare-se para a ConfissãoOração para realizar uma boa confissão dos pecados
"Se reconhecermos nossos pecados, ele, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda iniquidade." (I João 1,9)
Para que uma confissão seja válida, alguns critérios são necessários, como: um arrependimento sincero, o pronunciamento em voz alta dos pecados por meio de uma conversa, a absolvição feita por intermédio de um sacerdote e o cumprimento de uma penitência designada pelo próprio padre que atende a confissão (orações, ações).
Ao nos perguntarmos se existe a confissão virtual, necessitamos recordar o que diz o Catecismo da Igreja Católica:
“Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis, com os quais são celebrados os sacramentos, significam e realizam as graças próprias de cada sacramento.” (CIC, 1131)

Durante a confissão, no momento da absolvição, o sacerdote impõe as mãos sobre o penitente para que ele seja reconciliado com Deus.
“Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote exerce o ministério do bom Pastor que procura a ovelha perdida: do bom Samaritano que cura as feridas; do Pai que espera pelo filho pródigo e o acolhe no seu regresso; [...] o sacerdote é sinal e instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador.” (CIC, 1465).
Dessa forma, por mais que possamos verdadeiramente nos arrepender, mesmo longe fisicamente do padre, é fundamental o famoso "olho no olho" e a presença física, tanto do penitente quanto do confessor, para que a graça se torne sinal visível e a contrição seja real.
Isso é diferente, por exemplo, de uma direção espiritual onde podemos buscar conselhos para as diversas áreas da nossa vida. Por isso, tenha atenção, pois pode até existir confissão virtual, mas ela não é válida, nem substitui a presencial.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.