Dúvidas Religiosas

O que acontece na transubstanciação?

Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlio Egrejas

22 JUN 2021 - 08H40 (Atualizada em 22 JUN 2021 - 08H59)

A Igreja ensina que Cristo, nosso Senhor, Se faz presente nos sacramentos da Igreja (Ver Sacrosanctum Concilium nº07). E, de maneira especial, Ele Se faz presente na Eucaristia. Esta presença é chamada de “presença real”. O título “real” é aqui usado, não porque nos outros sacramentos o Senhor Jesus não esteja realmente presente, mas para salientar a Sua presença toda especial no sacramento da Missa.

Leia MaisA Igreja vive da e na EucaristiaCom efeito, o Catecismo da Igreja Católica, citando o Papa Paulo VI, diz que “esta presença chama-se ‘real’, não a título exclusivo como se as outras presenças não fossem ‘reais’, mas por excelência, porque é substancial, e porque por ela se torna presente Cristo completo, Deus e homem” (Catecismo da Igreja Católica nº 1374)

Mas como chamamos a conversão pela qual Cristo Se faz presente no que antes é somente pão e vinho? O nome dado pela Igreja é o de transubstanciação. O nome vem das palavras “trans”, que quer dizer conversão ou mudança, e “substantia” que, como indica o nome, é aquilo que está (stare) por debaixo (sub) dos acidentes. Ou seja, com a transubstanciação, muda-se a substância do pão e do vinho, enquanto permanecem os acidentes, como a aparência, o gosto, o cheiro, etc.

Thiago Leon
Thiago Leon


O Concílio de Trento ensinou que, pela consagração do pão e do vinho, opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do Seu sangue; a esta mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado, transubstanciação (Concílio de Trento, Sess. 13ª, Decretum de ss. Eucharistia, c. 4: DS 1642.)

A transubstanciação é obra do Espírito Santo, que desce sobre as oferendas do pão e do vinho, e se realiza graças à eficácia das palavras de Cristo, que são citadas durante a missa, mais especificamente durante a consagração realizada pelo sacerdote, o qual preside a Eucaristia:

“A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura enquanto as espécies eucarísticas subsistirem. Cristo está presente todo em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de maneira que a fração do pão não divide Cristo” (Catecismo da Igreja Católica nº 1377)

Leia MaisEucaristia: Sacramento da AliançaA transubstanciação é o milagre da Presença Real de Cristo, que atesta Seu amor completo pelos homens e conduz a celebração da missa ao momento da comunhão, onde recebemos o verdadeiro e real Corpo de Cristo e o Seu verdadeiro e real Sangue. Por isso, a Igreja oferece toda a adoração e culto à Hóstia e Vinho consagrados, que são verdadeiramente Cristo nosso Senhor.

“Pelo aprofundamento da fé na presença real de Cristo na sua Eucaristia, a Igreja tomou consciência do sentido da adoração silenciosa do Senhor, presente sob as espécies eucarísticas. Por isso, o sacrário deve ser colocado num lugar particularmente digno da igreja; deve ser construído de tal modo que sublinhe e manifeste a verdade da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento(Catecismo da Igreja Católica nº 1379).

Escrito por
Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)
Júlio Egrejas

Júlio Egrejas nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1975, é membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1993. Desde 2012 mora em Petrópolis, e participa do Movimento de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente está terminando a dissertação em vistas ao Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.