No dicionário, encontramos que o significado de 'usura' é a prática que consiste em cobrar um interesse excessivamente alto por um empréstimo.
Na Sagrada Escritura, o termo 'usura' também tem outros significados, como para se referir a um indivíduo mesquinho, ou à avareza, e agiotas. Pode também ser sinônimo para ambição, ganância e cobiça, ou lucro em demasia.
Leia MaisPapa reza por famílias em crise e a conversão dos agiotas A usura era considerada um pecado contra a justiça, pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de dinheiro, sem finalidade produtiva, não ser justo para com aquele que dele necessitava.
A usura está contemplada no quinto mandamento, o qual proíbe que se faça algo com a intenção de provocar indiretamente a morte de uma pessoa, ou expor alguém a um risco mortal sem razão grave, bem como recusar ajuda a uma pessoa em perigo. É assim que a usura é, sim, considerada um pecado.

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja nos diz a respeito, no nº 341:
“Se na atividade econômica e financeira, a busca de um lucro equitativo é aceitável, o recurso à usura é moralmente condenado”.
E o Catecismo da Igreja Católica, no nº 2269, diz:
“Todo aquele que, em seus negócios, se der a práticas usurárias e mercantis que provoquem a fome e a morte de seus irmãos comete, indiretamente, um homicídio, que lhe é imputável”.

É muito importante refletir sobre o papel do empresário e do dirigente da empresa nos dias de hoje, e quais são os fins da empresa, e que a vida econômica nunca deve se desvincular da moral. Isto num sentido pessoal, institucional e governamental.
Num Discurso na Audiência Geral, em 4 de fevereiro de 2004, o Papa São João Paulo II disse:
“Não se pratique a usura, chaga que também nos nossos dias é uma infame realidade, capaz de estrangular a vida de muitas pessoas”.
Leia Mais"Deus converta os Judas de hoje, mafiosos e agiotas que exploram necessitados", diz PapaE o Papa Francisco, na Audiência que concedeu no sábado, 3 de fevereiro de 2018, no Palácio Apostólico do Vaticano, aos membros do Conselho Nacional Anti-Usura, comentou:
“A usura é um pecado grave porque mata a vida, pisoteia a dignidade das pessoas, é veículo de corrupção e impede o bem comum”.
Finalmente, como uma chave para não cair neste pecado da usura, me animo a lembrar da importância de reconhecer a minha própria pobreza diante de Deus, e de como as minhas ações sempre têm que edificar a mim e aos demais, com a premissa do bem comum.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.