Dúvidas Religiosas

O que é a usura na visão da Igreja?

Dante Ricardo Carrasco Aragón (Arquivo pessoal)

Escrito por Dante Aragón

26 OUT 2021 - 08H52 (Atualizada em 26 OUT 2021 - 09H04)

Shutterstock empréstimo de dinheiro (Shutterstock)

No dicionário, encontramos que o significado de 'usura' é a prática que consiste em cobrar um interesse excessivamente alto por um empréstimo.

Na Sagrada Escritura, o termo 'usura' também tem outros significados, como para se referir a um indivíduo mesquinho, ou à avareza, e agiotas. Pode também ser sinônimo para ambição, ganância e cobiça, ou lucro em demasia.

Leia MaisPapa reza por famílias em crise e a conversão dos agiotas A usura era considerada um pecado contra a justiça, pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de dinheiro, sem finalidade produtiva, não ser justo para com aquele que dele necessitava.

A usura está contemplada no quinto mandamento, o qual proíbe que se faça algo com a intenção de provocar indiretamente a morte de uma pessoa, ou expor alguém a um risco mortal sem razão grave, bem como recusar ajuda a uma pessoa em perigo. É assim que a usura é, sim, considerada um pecado.

Shutterstock
Shutterstock

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja nos diz a respeito, no nº 341:

“Se na atividade econômica e financeira, a busca de um lucro equitativo é aceitável, o recurso à usura é moralmente condenado”.

E o Catecismo da Igreja Católica, no nº 2269, diz:

“Todo aquele que, em seus negócios, se der a práticas usurárias e mercantis que provoquem a fome e a morte de seus irmãos comete, indiretamente, um homicídio, que lhe é imputável”.

Shutterstock
Shutterstock



É muito importante refletir sobre o papel do empresário e do dirigente da empresa nos dias de hoje, e quais são os fins da empresa, e que a vida econômica nunca deve se desvincular da moral. Isto num sentido pessoal, institucional e governamental.

Num Discurso na Audiência Geral, em 4 de fevereiro de 2004, o Papa São João Paulo II disse:

Não se pratique a usura, chaga que também nos nossos dias é uma infame realidade, capaz de estrangular a vida de muitas pessoas”.

Leia Mais"Deus converta os Judas de hoje, mafiosos e agiotas que exploram necessitados", diz PapaE o Papa Francisco, na Audiência que concedeu no sábado, 3 de fevereiro de 2018, no Palácio Apostólico do Vaticano, aos membros do Conselho Nacional Anti-Usura, comentou:

“A usura é um pecado grave porque mata a vida, pisoteia a dignidade das pessoas, é veículo de corrupção e impede o bem comum”.

Finalmente, como uma chave para não cair neste pecado da usura, me animo a lembrar da importância de reconhecer a minha própria pobreza diante de Deus, e de como as minhas ações sempre têm que edificar a mim e aos demais, com a premissa do bem comum.

Escrito por
Dante Ricardo Carrasco Aragón (Arquivo pessoal)
Dante Aragón

Dante Aragón, nasceu no Perú, é administrador, mestre em psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis (RJ), desde 2003

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.