A Santa Sé informou que na última sexta-feira (18), o Papa Francisco autorizou que a Prelazia Territorial de Borba, no Amazonas, fosse elevada para Diocese. E como você acompanhou aqui no A12 , no mesmo dia, o missionário redentorista Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva foi elevado a Bispo Diocesano pelo Santo Padre.
Leia MaisArquidiocese abre espaço para ajudar moradores de rua no Recife (PE)Comunidade, Paróquia, Diocese, Arquidiocese: Como a Igreja se organiza? De acordo com o Código de Direito Canônico, a Prelazia “é criada em um determinado território cujo cuidado, por circunstâncias especiais, é confiado a um prelado […], que a governa como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo Diocesano”, mas que ainda não possui condições necessárias para ser constituída como Igreja Diocesana, confiada a um Bispo Prelado, pertencente a uma congregação religiosa, que, com seus confrades, exerce o cuidado pastoral desta parcela do povo de Deus.
"A Prelazia é uma região designada a uma congregação que se prepara para ser uma Diocese. O prelado de Borba ainda é ligado aos Franciscanos da Terceira Ordem (TOR), então é preciso dinamizar, organizar, investir na formação do clero e assim dar um rosto de Diocese", disse Dom Zenildo em entrevista à Unidade Redentorista de São Paulo, em junho de 2019.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem onde diz que “a todo o povo de Deus presente no território e a Dom Zenildo, a nossa saudação e votos de que a missão evangelizadora da Igreja seja cada vez mais frutuosa nesta região, encarnando os sonhos apresentados pelo Papa Francisco para a querida Amazônia”.

Dom Zenildo mostra a alegria com a elevação da Prelazia de Borba para Diocese, e explica as condições para este processo acontecer.
“Papa Francisco instituiu nossa Diocese dentro de um processo de evangelização, cuja missão passou pela organização de uma região de missão, para uma porção do Povo de Deus. Na Diocese de Borba devemos cultivar todas as qualidades e virtudes que devem caracterizar a Igreja católica: a unidade, a santidade, catolicidade, Apostolicidade, sinodalidade e proximidade”
Também são analisados pela Santa Sé alguns critérios para a elevação da Prelazia para Diocese, como administração de recursos financeiros, sustentação da vida pastoral e missionária, infraestrutura para construção de paróquias, relação com autoridades civis, número de fiéis presentes na vida em comunidade, entre outros.
O novo bispo diocesano também disse que esta elevação demonstra todo o carinho do Santo Padre com a Amazônia, através da sinodalidade.
"O Papa percebeu que houve sintonia com o processo do Sínodo para a Amazônia, colocando como exemplo disso o protagonismo dos leigos, a ministerialidade, a defesa da vida, a luta por passar de uma Igreja de visita para uma Igreja de presença. Francisco nos exorta para uma igreja em saída, uma igreja pé no chão, uma igreja pautada no amor de Deus. Ser igreja samaritana com os pobres e para os pobres, ser presença e testemunhar o amor de Deus na vida do outro".
Confira a entrevista completa de Dom Zenildo para os Redentoristas de São Paulo
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.