Desde que vivemos na era da telefonia móvel, inúmeras pessoas carregam sempre consigo, seja para trocar mensagens, jogar, ver as redes sociais ou simplesmente conversar. É um olhar contínuo para a telinha do celular para ver o que está acontecendo, o que alguém falou, o que me enviaram ou as ligações perdidas. Todos nós usamos os aparelhos na rua, no trabalho, em casa e deixamos eles sempre guardados e ligados quando precisamos.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em 2022 que 160,4 milhões de pessoas tinham aparelho de telefone celular para uso pessoal no País, ou seja, 86,5% da população com 10 anos ou mais.
Então, surge esta dúvida, já que levamos o celular para todos os lugares: posso usar o aparelho durante a Santa Missa? A resposta é SIM, mas DEPENDE de como você pretende usar o dispositivo durante a celebração.
O parágrafo 82 do Diretório de Comunicação da CNBB é claro ao dizer que “com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da Celebração Eucarística. Cuide-se, no entanto, que eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas”.

Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos esclarece a respeito da utilização do telefone celular durante a Missa.
“Devido ao surgimento dos e-books e aplicativos católicos, muita gente acompanha através de folhetos na versão digital, seja para acompanhar as leituras ou responder à oração eucarística. Não há mal nisso, mas o grande problema é não ficar se entretendo com os outros aplicativos porque a missa está demorando, ou porque achamos que 'a homilia está muito longa'. Esse é o grande problema do uso do celular, mas não há problema em utilizá-lo. Caso a pessoa não aguente e só fica olhando aplicativos e coisas que fogem da celebração, o ideal é desligar tudo! Mas se a pessoa tem o controle, e usa o aparelho para o auxílio na Missa, não tem problemas”.

Então se você usa o celular para te ajudar durante a missa, não é algo errado. Aqui destacamos o Deus Conosco, dentro do Aplicativo Aparecida, onde você acompanha as leituras da Liturgia Diária, a Bíblia de Aparecida, a Meditação Diária e o Santo do Dia. Se você ainda não tem, clique aqui e tenha esse auxílio e o Santuário Nacional na palma da sua mão.
Outra dúvida é se podemos tirar fotos ou filmar algum momento da celebração, o Padre Carlinhos também respondeu:
“Quando são grandes eventos (uma entrada bonita, um cântico) até é valido o registro, mas com moderação, para não atrapalhar quem está do seu lado e concentrado na Santa Missa”.
Durante o 50º Dia das Comunicações Sociais, o Papa Francisco nos disse que o que garante a comunicação não é só o uso da tecnologia, mas sim o coração disposto ao Amor de Deus. Então, não é usar ou não usar o aparelho na missa que vai atrapalhar nossa comunhão com Deus. Se eu uso a tecnologia como uma forma de agregar algo em mim para melhorar a minha comunhão com Deus, isso é favorável.
O uso do dispositivo depende da consideração que temos, em primeiro lugar, com Deus, que é o Centro da nossa adoração e motivo principal de estarmos na Missa. Imagine esta situação: uma reunião da empresa com o chefe, e se todos atendessem o celular, o gestor ficaria sem interlocutores, pois todos estariam com o aparelho pendurado na orelha, sem dar a mínima atenção.
É preciso ter bom senso no uso dos celulares.
:: Veja também um vídeo sobre este tema, logo abaixo!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.