O teólogo italiano Romano Guardini (1885–1968), afirma que a Santa Missa “é uma pessoa”, isto é, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, no ato máximo do seu amor pela humanidade pelo Seu único e eterno sacrifício. Essa dimensão deve ser considerada ao se preparar para a participação na Eucaristia.
Leia MaisDevo receber a Eucaristia na boca ou na mão? O A12 responde!Por isso, é recomendado chegar com antecedência, como também preparar o coração para esse encontro pessoal com Jesus.
Em nossa casa, ou mesmo na Igreja, façamos um bom exame de consciência e silenciar a alma, assim como após receber o Corpo e o Sangue de Cristo, entregando-se por completo ao Senhor, o Pão da Vida.
A Igreja Católica recomenda aos fiéis que participem da Santa Missa todo domingo e nas festas de preceito, aconselha que dela se participe também nos outros dias e se preparem para a Eucaristia, o mistério da fé, sacramento perfeito do amor de Deus. A fé fundamentalmente é um Deus que nos ama incondicionalmente sem nenhuma medida.
No Instagram do portal A12, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., fala a razão para nos preparam e jejuar antes da Missa
Como o Padre Camilo nos orienta, um jejum eucarístico demonstra nosso respeito a Jesus Cristo e o desejo que temos de recebê-lo como o mais importante alimento da nossa vida.
O Código de Direito Canônico, no cânon 919, explica que “Quem vai receber a Santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, exceto água ou remédios”. Outra exceção é a respeito dos idosos, doentes e pessoas que cuidam deles “podem receber a Eucaristia mesmo quando tiverem comido na hora anterior à comunhão”.
Está claro qual é o motivo do jejum: o respeito pelo Corpo do Senhor. Trata-se de nos preparar para este encontro com Jesus, não só do ponto de vista espiritual, mas também material.
É toda a pessoa que se prepara para entrar em comunhão com o Senhor, para deixar-se transformar por Ele. Não se trata, portanto, de observar uma norma, mas de perceber este grande dom que vamos receber.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.