Neste sábado (22), o Santuário Nacional realizou a 1ª Romaria dos Coroinhas e Acólitos. A Santa Missa das 16h reuniu crianças, adolescentes e jovens para rezar ao redor do Altar Central, na Casa da Mãe Aparecida.
A celebração foi presidida pelo missionário redentorista Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R., diretor de programação da TV Aparecida e concelebrada pelo Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., Ecônomo do Santuário Nacional, e demais sacerdotes presentes.
Pe. Camilo iniciou sua reflexão convidando a todos os fiéis presentes na celebração a perceberem a lição que os coroinhas nos ensinam. Eles aprendem desde pequenos a servir a Deus e ao próximo, eles são o espelho de Jesus.
“O Evangelho acabou de fazer uma bonita pergunta para o nosso coração. Quem é Jesus? E os coroinhas nos ensinam muito. Quem é Jesus? Jesus é aquele que veio não para ser servido, mas para servir. O serviço do amor que cada criança, adolescente e jovem realizam em nossas comunidades nos ensina a entender melhor quem é Jesus. É aquele que veio servir e serve porque ama. Cada um de vocês, criança, no amor a Jesus, serve no altar de Deus e serve também à sua comunidade”.
Em seguida, lembrou que Jesus já nos disse que todos devemos aprender com a pureza e o coração das crianças.
“Jesus é Aquele que serve, Aquele que veio cuidar da vida. Aquele que veio e nos disse: 'Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino do céu'. E disse para os adultos: Se vocês não aprenderem com o coração das crianças a confiar, a bondade, a pureza e a alegria, terão dificuldade de amar aquilo que é do céu”.
O ato de servir deve ser um dever na vida de cada cristão, e é muito bonito ver tantos coroinhas e acólitos aprendendo desde cedo o quão bonito é servir a Deus e, por meio desse servir, mostrar Jesus aos nossos irmãos.
“Cada coroinha, desde a menininha de 5 ou 6 anos até o jovem, com seus 17 ou 18 anos. Todas as vezes que eles servem no Altar de Deus com amor, o coração deles mostra Jesus para nós; é Sagrado. E isso enche o nosso coração de alegria e de esperança”.
Em seguida, o padre convocou os coroinhas e acólitos presentes a cantarem juntos esta canção: “Somos de Deus, filhos de Deus. Deus é o nosso Pai e o nosso Criador”, o refrão ecoou pelo Altar Central da Casa da Mãe, uma maneira bonita de encher de alegria o coração de todos os fiéis presentes.
“É através do coração dessas crianças, adolescentes e jovens que Deus fortalece a fé em nosso coração e ensina que amar é ser puro. Amar é cuidar do outro. Amar é ser para o outro aquilo que Jesus é dentro de nós, amor. Cada criança traz o amor de Cristo no coração, por isso servem com alegria”, enfatizou o missionário redentorista.
O padre lembrou de detalhes das atividades que os coroinhas e acólitos realizam durante as celebrações, atividades que parecem simples aos olhos de quem vê, mas que têm um grande significado para aqueles que estão servindo, principalmente aos olhos de Deus.
“Quanto mais a gente vai amando as coisas de Deus, mais Deus vai nos ensinando a amar. É isso que nós queremos celebrar hoje, o amor das nossas crianças e dos nossos jovens, no Altar do Senhor”.
Pe. Camilo continuou a reflexão, lembrando que os pais devem ser exemplo, pois eles são os primeiros catequistas na vida de uma criança. E novamente, usou a música como instrumento de evangelização e cantou uma antiga e bonita canção de Pe. Zezinho.
“Amar como Jesus amou. Sonhar como Jesus sonhou. Pensar como Jesus pensou. Viver como Jesus viveu. Sentir o que Jesus sentia. Sorrir como Jesus sorria. E, ao chegar ao fim do dia, eu sei que eu dormiria muito mais feliz”.
Evangelizando por meio das palavras e também das canções, o padre encerrou sua homilia, dizendo que nós devemos sempre buscar ser cada vez mais parecido com Jesus.
Veja alguns registros da celebração:
1/20




















add_circle Acompanhe a cobertura da 1ª Romaria dos coroinhas e acólitos, acessando A12.com/devotosmirins
Acólitos e coroinhas rezam o terço na primeira Romaria Nacional
O Santuário acolhe com carinho crianças, adolescentes e jovens de paróquias de todo o Brasil na I Romaria Nacional de Acólitos e Coroinhas para oração do terço.
Testemunhar, servir e evangelizar: Dom Mário celebra 16 anos de episcopado
Na celebração em ação de graças pelos seus 16 anos de episcopado, Dom Mário agradeceu a Deus pela caminhada e refletiu sobre a vocação de servir com ternura e esperança.
Agosto é marcado por celebrações vocacionais no Santuário
Agosto é o mês vocacional e, no Santuário de Aparecida, acontecem inúmeras celebrações que ressaltam os diferentes chamados de Deus e suscitam novas vocações.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.