Estamos prestes a vivenciar um dos momentos mais fortes dentro das celebrações litúrgicas que a Igreja Católica nos propõe todos os anos, ao término do período quaresmal: a Semana Santa.
Diante deste importante período celebrativo, que nos leva a fazer memória e a viver os mistérios da salvação da humanidade na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Santíssimo Redentor, diversos símbolos são apresentados e fazem a ponte entre a nossa vida e o mistério celebrado. Por isso, elencamos os principais símbolos utilizados nas celebrações da Semana Santa com os seus significados, vejamos:
Ramos
Ao iniciarmos a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, recordamos a entrada de Cristo na cidade de Jerusalém (Jo 12, 12-19), as pessoas então jogavam ramos por onde ele iria passar, como uma forma de boas-vindas e de alegria, reconhecendo-o como Messias. Atualmente usado para a decoração das igrejas nesta celebração, vem nos lembrar e convidar a recepcionar Jesus Cristo, o nosso Salvador.
Pão e vinho / trigo e uvas
São sinais que nos recordam o Corpo e o Sangue de Cristo. São elementos que aparecem na ceia celebrada por Cristo juntamente com seus discípulos (Lc 22, 19-20), e que fazemos memória na Quinta-feira santa, popularmente chamada missa de Lava-pés, momento que celebramos com toda a Igreja a instituição da Eucaristia, onde o Pão se torna Corpo e o Vinho se torna Sangue de Jesus.

Bacia / Jarra / Toalha
Objetos que estão na ceia celebrada por Cristo que é narrada no evangelho de São João, recordando que Jesus lava os pés dos discípulos (Jo 13, 1-20), e que nós somos chamados a seguir o seu exemplo, pois Eucaristia é colocar-se a serviço dos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.
Cordeiro
Antigo símbolo utilizado pelos cristãos e que nos recorda, num primeiro momento, a aliança que Deus faz com o seu povo ao libertá-los da escravidão no Egito (Ex 12, 21-28).
Recorda-nos também que, no Novo Testamento, Cristo é reconhecido como “o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29), e Nele temos a nova e eterna aliança.
:: Acesse nossa página especial sobre a Semana Santa e confira a programação do Santuário Nacional

Cruz
Esta aparece na Sexta-feira Santa, onde a igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus (Jo 19, 17-19). Instrumento utilizado para o martírio de Cristo, local onde Ele se doa totalmente, indo até as últimas consequências, por amor, para salvar a humanidade. É o símbolo de REDENÇÃO.
Círio Pascal
Grande Vela abençoada e acesa no Sábado Santo, recorda o Cristo Ressuscitado e a Sua glória, pois Ele é aquele que passa pela morte e a vence, nos dando vida nova (Jo 20, 9).

Peixes
Antiquíssimo símbolo cristão, muito utilizado nos tempos de perseguição, e que representavam o Salvador. As iniciais da palavra peixe em grego – IXTYS – explicam quem é Jesus Cristo: Iesús Cristós Teós Yos Sóter: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.

Túmulo aberto
Simboliza o Cristo que vence a morte e de quem recebemos a esperança de que ressuscitaremos. Assim, nos recordamos que Cristo não permanece preso nos aguilhões da morte, consequência do pecado, mas que Ele ressurge vitorioso e esta não consegue prender Aquele que veio para nos dar vida nova. (Jo 20, 1-10).
Alfa e Ômega (αΩ)
São a primeira e última letras do alfabeto grego, aplicadas no Círio Pascal no Sábado Santo. Representam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.
Estes são alguns símbolos que aparecem durante as celebrações da Semana Santa. Claro que existem outros, porém aqui se encontram os principais. Que o Bom Deus nos ajude a vivermos com intensidade as celebrações que nos inserem em seu mistério de amor, que nos traz a salvação.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.