Estamos prestes a vivenciar um dos momentos mais fortes dentro das celebrações litúrgicas que a Igreja Católica nos propõe todos os anos, ao término do período quaresmal: a Semana Santa.
Diante deste importante período celebrativo, que nos leva a fazer memória e a viver os mistérios da salvação da humanidade na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Santíssimo Redentor, diversos símbolos são apresentados e fazem a ponte entre a nossa vida e o mistério celebrado. Por isso, elencamos os principais símbolos utilizados nas celebrações da Semana Santa com os seus significados, vejamos:
Ramos
Ao iniciarmos a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, recordamos a entrada de Cristo na cidade de Jerusalém (Jo 12, 12-19), as pessoas então jogavam ramos por onde ele iria passar, como uma forma de boas-vindas e de alegria, reconhecendo-o como Messias. Atualmente usado para a decoração das igrejas nesta celebração, vem nos lembrar e convidar a recepcionar Jesus Cristo, o nosso Salvador.
Pão e vinho / trigo e uvas
São sinais que nos recordam o Corpo e o Sangue de Cristo. São elementos que aparecem na ceia celebrada por Cristo juntamente com seus discípulos (Lc 22, 19-20), e que fazemos memória na Quinta-feira santa, popularmente chamada missa de Lava-pés, momento que celebramos com toda a Igreja a instituição da Eucaristia, onde o Pão se torna Corpo e o Vinho se torna Sangue de Jesus.

Bacia / Jarra / Toalha
Objetos que estão na ceia celebrada por Cristo que é narrada no evangelho de São João, recordando que Jesus lava os pés dos discípulos (Jo 13, 1-20), e que nós somos chamados a seguir o seu exemplo, pois Eucaristia é colocar-se a serviço dos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.
Cordeiro
Antigo símbolo utilizado pelos cristãos e que nos recorda, num primeiro momento, a aliança que Deus faz com o seu povo ao libertá-los da escravidão no Egito (Ex 12, 21-28).
Recorda-nos também que, no Novo Testamento, Cristo é reconhecido como “o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29), e Nele temos a nova e eterna aliança.
:: Acesse nossa página especial sobre a Semana Santa e confira a programação do Santuário Nacional

Cruz
Esta aparece na Sexta-feira Santa, onde a igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus (Jo 19, 17-19). Instrumento utilizado para o martírio de Cristo, local onde Ele se doa totalmente, indo até as últimas consequências, por amor, para salvar a humanidade. É o símbolo de REDENÇÃO.
Círio Pascal
Grande Vela abençoada e acesa no Sábado Santo, recorda o Cristo Ressuscitado e a Sua glória, pois Ele é aquele que passa pela morte e a vence, nos dando vida nova (Jo 20, 9).

Peixes
Antiquíssimo símbolo cristão, muito utilizado nos tempos de perseguição, e que representavam o Salvador. As iniciais da palavra peixe em grego – IXTYS – explicam quem é Jesus Cristo: Iesús Cristós Teós Yos Sóter: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.

Túmulo aberto
Simboliza o Cristo que vence a morte e de quem recebemos a esperança de que ressuscitaremos. Assim, nos recordamos que Cristo não permanece preso nos aguilhões da morte, consequência do pecado, mas que Ele ressurge vitorioso e esta não consegue prender Aquele que veio para nos dar vida nova. (Jo 20, 1-10).
Alfa e Ômega (αΩ)
São a primeira e última letras do alfabeto grego, aplicadas no Círio Pascal no Sábado Santo. Representam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.
Estes são alguns símbolos que aparecem durante as celebrações da Semana Santa. Claro que existem outros, porém aqui se encontram os principais. Que o Bom Deus nos ajude a vivermos com intensidade as celebrações que nos inserem em seu mistério de amor, que nos traz a salvação.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.