Dúvidas Religiosas

Quais os símbolos da Semana Santa e seus significados?

Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

11 ABR 2022 - 08H32 (Atualizada em 11 ABR 2022 - 10H04)

Reprodução/ Pinterest

Estamos prestes a vivenciar um dos momentos mais fortes dentro das celebrações litúrgicas que a Igreja Católica nos propõe todos os anos, ao término do período quaresmal: a Semana Santa.

Diante deste importante período celebrativo, que nos leva a fazer memória e a viver os mistérios da salvação da humanidade na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Santíssimo Redentor, diversos símbolos são apresentados e fazem a ponte entre a nossa vida e o mistério celebrado. Por isso, elencamos os principais símbolos utilizados nas celebrações da Semana Santa com os seus significados, vejamos:

Reprodução/ Pinterest
Reprodução/ Pinterest

Ramos

Ao iniciarmos a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, recordamos a entrada de Cristo na cidade de Jerusalém (Jo 12, 12-19), as pessoas então jogavam ramos por onde ele iria passar, como uma forma de boas-vindas e de alegria, reconhecendo-o como Messias. Atualmente usado para a decoração das igrejas nesta celebração, vem nos lembrar e convidar a recepcionar Jesus Cristo, o nosso Salvador.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

Pão e vinho / trigo e uvas

São sinais que nos recordam o Corpo e o Sangue de Cristo. São elementos que aparecem na ceia celebrada por Cristo juntamente com seus discípulos (Lc 22, 19-20), e que fazemos memória na Quinta-feira santa, popularmente chamada missa de Lava-pés, momento que celebramos com toda a Igreja a instituição da Eucaristia, onde o Pão se torna Corpo e o Vinho se torna Sangue de Jesus.


Reprodução/ Wikipedia
Reprodução/ Wikipedia

Bacia / Jarra / Toalha

Objetos que estão na ceia celebrada por Cristo que é narrada no evangelho de São João, recordando que Jesus lava os pés dos discípulos (Jo 13, 1-20), e que nós somos chamados a seguir o seu exemplo, pois Eucaristia é colocar-se a serviço dos irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados.


Marco Sete/ Shutterstock
Marco Sete/ Shutterstock

Cordeiro

Antigo símbolo utilizado pelos cristãos e que nos recorda, num primeiro momento, a aliança que Deus faz com o seu povo ao libertá-los da escravidão no Egito (Ex 12, 21-28).

Recorda-nos também que, no Novo Testamento, Cristo é reconhecido como “o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29), e Nele temos a nova e eterna aliança.


:: Acesse nossa página especial sobre a Semana Santa e confira a programação do Santuário Nacional


piosi/Shutterstock
piosi/Shutterstock

Cruz

Esta aparece na Sexta-feira Santa, onde a igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus (Jo 19, 17-19). Instrumento utilizado para o martírio de Cristo, local onde Ele se doa totalmente, indo até as últimas consequências, por amor, para salvar a humanidade. É o símbolo de REDENÇÃO.


Reprodução/ Pixabay
Reprodução/ Pixabay

Círio Pascal

Grande Vela abençoada e acesa no Sábado Santo, recorda o Cristo Ressuscitado e a Sua glória, pois Ele é aquele que passa pela morte e a vence, nos dando vida nova (Jo 20, 9).




Peixes

Antiquíssimo símbolo cristão, muito utilizado nos tempos de perseguição, e que representavam o Salvador. As iniciais da palavra peixe em grego – IXTYS – explicam quem é Jesus Cristo: Iesús Cristós Teós Yos Sóter: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.


Reprodução/ Getty Images
Reprodução/ Getty Images

Túmulo aberto

Simboliza o Cristo que vence a morte e de quem recebemos a esperança de que ressuscitaremos. Assim, nos recordamos que Cristo não permanece preso nos aguilhões da morte, consequência do pecado, mas que Ele ressurge vitorioso e esta não consegue prender Aquele que veio para nos dar vida nova. (Jo 20, 1-10).


Alfa e Ômega (αΩ)

São a primeira e última letras do alfabeto grego, aplicadas no Círio Pascal no Sábado Santo. Representam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.

Estes são alguns símbolos que aparecem durante as celebrações da Semana Santa. Claro que existem outros, porém aqui se encontram os principais. Que o Bom Deus nos ajude a vivermos com intensidade as celebrações que nos inserem em seu mistério de amor, que nos traz a salvação.

Escrito por
Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R. é da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.