A fé na Imaculada Conceição de Maria

A Igreja possuiu verdades de fé. Essas verdades nós chamamos de dogmas. O termo dogma vem do grego, e significa “decisão”. Por isso, todo dogma é decisão de fé que a Igreja declara após ter rezado e refletido muito a partir das Sagradas Escrituras, do Magistério, da Tradição e do senso comum dos fiéis.
No total a Igreja possui 44 dogmas, destes, 4 são de caráter mariano, que rezam a importância de Maria na missão de Jesus e no seu projeto de salvação. Dentre as verdades de fé sobre a Virgem Maria temos o dogma da Imaculada Conceição, que foi promulgado no dia 08 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.
A Imaculada Conceição nos leva a rezar que Maria foi preservada da mancha do pecado original no momento de sua concepção no ventre de sua mãe Ana. Isso por graça e desígnio de Deus. Assim, o Senhor antecipou para Maria a graça da Redenção que seu filho traria para toda a humanidade.
Este dogma foi justamente promulgado no dia 08 de dezembro, pois no dia 08 de setembro celebra-se a Natividade de Maria. Quatro anos após a promulgação do dogma, na cidade de Lourdes, na França, no dia 25 de março de 1958, Nossa Senhora apareceu a jovem Bernadete dizendo: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Embora o dogma tenha sido promulgado apenas em 1854, a Imaculada Conceição de Maria já era refletida e rezada desde o século IV. Em 1476 ela foi incluída no calendário litúrgico da Igreja. E em 1708, o Papa Clemente XI estendeu esta festa para toda a Cristandade. Santo Afonso Maria de Ligório, quando fundou a Congregação dos Missionários Redentoristas em 1732, colocou a Imaculada Conceição como Padroeira Oficial da Congregação.
A Imaculada Conceição de Maria é projeto de Deus em vista dos méritos de seu Filho Jesus Cristo, o Salvador de todo gênero humano, pois quis o Senhor preservar da mancha do pecado original aquela pela qual nasceria o salvador da humanidade. Como tão bem nos diz São Luiz Maria de Montfort: “No seio virginal de Maria, Deus quis preparar o paraíso do novo Adão”.
Assim, o Dogma de Maria concebida sem a mancha do pecado original, nos leva a rezar que em Maria começa o processo de purificação de todo o povo de Deus. A graça que agiu em Maria é graça que pode agir em nós também e, como Maria, Deus quer realizar seu projeto de amor em nossa vida. Por isso, o dogma da Imaculada Conceição nos leva a celebrar a grandeza de Maria, cujo coração sempre disse Sim para a vontade do Senhor.
Leia mais sobre os dogmas marianos em uma série especial com Padre Camilo Júnior:
:: Virgindade perpétua de Maria

Igreja submersa atrai curiosos em Pernambuco
Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE), virou ponto turístico na cidade por estar submersa após criação de uma hidrelétrica na década de 1980.

O amor de Deus age a todo momento
O amor de Deus por cada todos nós pode ser notado em nossa vida cotidiana e é provado com a Paixão de Nosso Senhor. Saiba mais!

Qual o significado do arco-íris na Bíblia?
Tudo o que Deus criou foi pensando em seus filhos. O arco-íris é uma destas criações que nos ligam inteiramente ao Senhor
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.