Espiritualidade

A missão de ser família nos dias atuais

Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

Escrito por Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

26 JUL 2022 - 15H35 (Atualizada em 26 JUL 2023 - 16H57)

ic36006/Shutterstock

Leia MaisPor que devemos valorizar o relacionamento com nossos avós?“Então Paulo dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e faziam orações” (At 12,12).

Este texto nos apresenta a realidade do início da Santa Igreja de Cristo: as celebrações aconteciam nas casas. Ainda não existiam igrejas/templos; apenas igrejas domésticas. Cada lar cristão, no início do cristianismo, era o local onde os cristãos se reuniam para celebrar e renovar a fé em Cristo.

O reunir-se nas casas para rezar era um gesto praticado por Jesus Cristo, como afirmam os Evangelhos (cf: Mt 9,10; 26,6; Mc 5,38; Lc 4,38; 7,44; 14,1; 19,5). Os apóstolos, com o Senhor Jesus, aprenderam que o lar - lugar de convivência - também é o lugar onde Deus está presente. Cada lar, quando há oração e diálogo é, por excelência, uma igreja doméstica (Exortação Apostólica Familiaris Consortio).

Isabela Araújo/ Portal A12
Isabela Araújo/ Portal A12
Divaneide e seu marido juntos de Milena, assistindo a Santa Missa no Altar Central


A missão das famílias nos dias atuais é não deixar de ser igreja doméstica; é não deixar de ser o alicerce da atual sociedade, que se renova a cada invenção tecnológica. Esta é, na atual conjuntura, uma desafiante missão, diante de inúmeros antivalores que ameaçam a sacralidade familiar.

Indiscutivelmente, a família - como escola de valores éticos e cristãos - está perdendo espaço na atual cultura pós-moderna. As famílias não estão blindadas contra mecanismos que ameaçam a santidade familiar, mas têm uma poderosa arma: a oração. O Papa São João Paulo II afirmou:

“Família que reza unida, permanece unida” (Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, n.41).

Leticia Dias/ A12
Leticia Dias/ A12
Família de devotos em frente ao Nicho de Nossa Senhora Aparecida


Ser família não é apenas dividir o mesmo lar; não é apenas uma convivência sanguínea: ser família é um ser responsável pelo outro. É compreender que o outro não é apenas um alguém; o outro que convive conosco, independentemente de quem seja, é imagem e semelhança de Deus.

Contemplar Deus no rosto daqueles que dividimos o mesmo lar também é oração que une e santifica as famílias. Que os nossos lares não sejam apenas moradias ou pousadas, mas igrejas domésticas! Eis a nobre e a difícil missão de ser família nos dias atuais!


Escrito por:
Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.
Pe. Luiz Almir Gonçalves, C.Ss.R.

Missionário redentorista, trabalha nas Santas Missões Redentoristas. Fez mestrado em Teologia Pastoral da Comunicação na Pontificia Universitá Lateranense, Roma.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...