“Quem de vós, se tiver cem ovelhas e perder uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, para ir procurar a ovelha perdida até encontrá-la? E, achando-a, coloca-a sobre os ombros, cheio de alegria, e, voltando para casa, convida os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei minha ovelha que estava perdida’. Eu vos digo: assim também haverá maior alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão” (Lc 15, 4-7)
Leia MaisAs parábolas de Jesus: O joio e o trigoDeus Pai, além de nos resgatar do pecado e da morte, enviou seu Filho Unigênito também para nos guiar, sendo modelo e pastor que guia o rebanho.
Por exemplo, se chegamos a uma cidade que não conhecemos, precisamos de um guia ou um aplicativo de GPS para chegar em algum lugar. Se não conhecemos os locais e as ruas desta cidade, muito tempo é desperdiçado antes de encontrar nosso destino.
Da mesma forma acontece com a nossa vida! Se não quisermos seguir Jesus que é o Bom Pastor, vamos perder muito tempo, dando voltas e voltas. Podemos até perder a vida inteira se andarmos em caminhos errados.
Nosso Senhor utiliza o exemplo da ovelha em várias partes da Bíblia, porque este animal não possui defesa alguma, é totalmente vulnerável, fica no fim da cadeia alimentar, não se defende e não tem habilidades de luta. E diferente de um vaqueiro, que vai atrás do rebanho, guiando-o pela força, o pastor vai à frente e as ovelhas o seguem livremente.
Isso mostra que somos totalmente dependentes de Jesus, pois queremos nos defender, muitas vezes queremos que a nossa justiça própria prevaleça, mas devemos colocar na mente e no coração que Jesus é quem nos defende!
Resumo da Salvação
Papas e Santos da nossa Igreja entendem esta parábola como resultado do que Jesus deseja para nós. São Cirilo nos ensina que diz que o número cem de ovelhas “se refere a toda a multidão de criaturas racionais que estão subordinadas a Deus. Porque o número cem, composto por dez décadas, é perfeito. Mas, entre estas, perdeu-se uma, que é o gênero humano”.
São Gregório nos diz que “o homem abandonou o Céu quando pecou. E para que o número de ovelhas no céu estivesse completo, o homem, perdido na terra, foi procurado (…) E o nosso pastor, uma vez redimida a humanidade, retorna ao reino dos Céus. E então chama amigos e vizinhos, ou seja, os coros dos anjos que constantemente cumprem a sua vontade e desfrutam ao seu lado”.
Cada um de nós se enxerga nesta ovelha perdida, que se deixa encontrar por Deus. Neste sentido, mesmo com nossas faltas, temos que nos encher de esperança ao meditar sobre essa parábola, que relata o imenso amor de Deus por cada pessoa, e especialmente pelos que estão mais afastados Dele.
Se fosse tão fácil para Deus perdoar e levar todos para o Céu, então Jesus, morrendo na Cruz, perdeu miseravelmente seu tempo e energia. Se nos sentimos perdidos e confusos sobre a vida, ou sobre alguma decisão que temos que tomar, sempre busque Jesus. Ele quer ser nosso Bom Pastor, nos guiar pelo caminho certo, nos salvar e nos fazer muito mais felizes.
Padre Fábio Evaristo reflete sobre a ovelha perdida
Angelus: Papa Leão XIV faz apelo pelo fim da tragédia da guerra que se agrava no Oriente Médio
Papa Leão XIV falou sobre a celebração de Corpus Christi e também fez um apelo pela paz e pelo imediato fim do conflito entre Israel e Irã.
A rotina de São Luís Gonzaga pode te inspirar a ser santo!
O cuidado de São Luís com os doentes tem tudo a ver com os enfermeiros como a Daniele, que trabalhou na linha de frente na pandemia.
Reflexão Semanal: quem é Jesus para nós?
Jesus pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro responde: 'O Cristo de Deus'. Uma pergunta pessoal que ecoa até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.