Espiritualidade

Devoção de Bento XVI nos ensina como rezar bem o Terço

Papa emérito nos deixa um aprendizado de como pedir a intercessão de Nossa Senhora de uma maneira mais profunda e contemplativa

Escrito por Redação A12

23 NOV 2022 - 11H29 (Atualizada em 03 JAN 2023 - 12H15)

M.Mazur

“A Santíssima Virgem revelou ao Bem-aventurado Alain de la Roche que, depois do Santo Sacrifício da Missa, que é o primeiro e mais vivo memorial da Paixão de Jesus Cristo, não havia devoção mais excelente e meritória que o Rosário, que é como que um segundo memorial e representação da vida e da Paixão de Jesus Cristo”.

São Luís Maria Grignion de Montfort fala da força que o Rosário tem como um meio de salvação dos mais poderosos e eficazes, que nos foi oferecido pela Divina Providência. Da forma que aprendemos com nossos pais, na catequese ou mesmo na Igreja, rezar o Terço é algo simples. 

Leia MaisPapa Francisco confia Bento XVI aos cuidados de Nossa SenhoraMorre Bento XVI, Papa emérito da Igreja CatólicaDesde a última segunda-feira (2), os fiéis de todo o mundo ao prestarem sua última homenagem na Basílica de São Pedro conseguem ver que o corpo do Papa Emérito Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro, repousa com o Santo Rosário em mãos, que rezou até o fim de sua vida para sustentar a Igreja. 

Bento XVI sempre orientou que existe uma maneira correta de rezar o Rosário e assim, praticar de forma intensa e constante a devoção mariana.

Em maio de 2008, o Papa Emérito abriu e fechou o mês recitando o Rosário com extraordinária participação do povo. De seus discursos vieram reflexões e orientações sobre este exercício de oração pedindo a intercessão de Maria.

“O Rosário, quando é rezado de modo autêntico, não mecânico, nem superficial, mas profundo, de fato dá paz e reconciliação. Contém em si o poder restabelecedor do santíssimo Nome de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria”, disse Bento XVI.

O Santo Padre alemão destaca que é preciso contemplar e meditar cada mistério do Terço.

“Com Maria orienta-se o coração para o mistério de Jesus. Põe-se Cristo no centro da nossa vida, do nosso tempo, das nossas cidades, mediante a contemplação e a meditação dos seus santos mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória”.

Reprodução - Getty Images
Reprodução - Getty Images
Corpo de Bento XVI está com o Rosário em mãos


Bento XVI concluiu dizendo que é necessário sempre centrar nossa oração do Rosário em Jesus a exemplo de Maria.

"No mundo atual, tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, como fazia Nossa Senhora, que meditava interiormente tudo o que se dizia do seu Filho e o que Ele fazia e dizia".

Mergulhar nos mistérios de Deus através do Rosário

Quando esteve no Santuário Nacional de Aparecida, também em um mês de maio, em 2007, Bento XVI iniciou seu discurso após rezar o Santo Terço, que a Virgem Maria, estrela da evangelização, nos ensina que a partir do Rosário, ela nos guia para o caminho celeste.

“Como os Apóstolos, juntamente com Maria, 'subiram para a sala de cima' e ali 'unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração' (At 1,13-14), assim também hoje nos reunimos aqui no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é para nós nesta hora a sala de cima, onde Maria, Mãe do Senhor, se encontra no meio de nós. Hoje é Ela que orienta a nossa meditação; Ela nos ensina a rezar. É Ela que nos mostra o modo como abrir nossas mentes e os nossos corações ao poder do Espírito Santo, que vem para ser transmitido ao mundo inteiro”.

.:: Confira mais sobre a vida e o ministério de Bento XVI nesta página especial


Irmão Viveiros nos fala sobre a importância do Rosário


Fonte: Aleteia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.