Na quinta-feira da Solenidade de Corpus Christi, os fiéis se preparam para participar da celebração em que o Santíssimo é levado em procissão pelos lindos tapetes preparados com zelo e amor.
“Onde, a juízo do Bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” Cân. 944
Essa celebração é um dos momentos mais importantes celebrados neste mês de junho e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Solenidade da Santíssima Trindade.
Trata-se de uma festa litúrgica de preceito, ou seja, todos devem participar da Santa Missa. Contudo, costumam surgir dúvidas entre as pessoas que por algum motivo não podem comungar. Como devem viver este dia?
Segundo o Missionário Redentorista, Diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., todos os fiéis são chamados a adorar publicamente o mistério eucarístico neste dia e, “os que estão impossibilitados de comungar devem, se possível, recorrer a uma Igreja e ali adorar o Santíssimo Sacramento, participar da Missa e da procissão como os demais.”
Embora não possam comungar, o Diácono acrescenta a estas pessoas o convite da Igreja para que “se comprometam a ser homens ou mulheres eucarísticos, o que quer dizer, íntimos do Senhor, reconhecendo em Jesus a força da sua presença.”
Neste dia, não se afaste da presença de Cristo, pelo contrário, aproveite para fitar os olhos no Santíssimo Sacramento, se colocar diante Dele com tudo que você é e fazer uma profissão de fé: “Ele está aqui!”.
“Quinta-feira de Corpus Christi é dia de manifestar, como Igreja, PUBLICAMENTE, o nosso amor a Jesus presente no Pão consagrado!” Diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
Quem também nos ensina a viver este momento é Santo Afonso Maria de Ligório. Ele afirmava que todos os instantes passados diante de Cristo Sacramentado se converterão em mais força e consolação para nossas vidas.
Enquanto não for possível comungar, não deixe de adorar Jesus! Para te ajudar a viver estes momentos de adoração, reze a oração de Comunhão Espiritual de Santo Afonso:
Reze com fé: |
Aos avós, Papa Leão XIV pede “revolução da gratidão”
Na mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa reforça a importância de integrar os mais velhos na vida da Igreja
Reflexão da Semana: ser próximo como o Bom Samaritano
Na parábola do bom samaritano, reflita o ensinamento de Jesus sobre a verdadeira fé se revelar na misericórdia concreta.
Leão XIV diz que uso da Inteligência Artificial deve respeitar valores humanos
Papa envia mensagem à Cúpula da Inteligência Artificial para o Bem e destaca que a IA deve ser aliada e respeitar a riqueza das relações humanas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.