Dúvidas Religiosas

Por que fazemos tapetes no Corpus Christi? O A12 responde!

Escrito por Beatriz Nery

16 JUN 2025 - 10H00 (Atualizada em 16 JUN 2025 - 11H25)

Vinícius Bacarin/Adobe Stock

Todos os anos, na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra Corpus Christi, a festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Em todo o Brasil — e em muitas partes do mundo — essa data é popularmente marcada por uma expressão de fé criativa dos fiéis: as ruas são enfeitadas com tapetes coloridos para a procissão do Santíssimo Sacramento.

Esses tapetes, feitos com serragem, grãos, borra de café e outros materiais simples, carregam significados profundos conectados com a Liturgia.

Com imagens do cálice, da Hóstia consagrada e de símbolos cristãos, as ruas das cidades se tornam verdadeiros altares preparados pelos fiéis, que acreditam que Jesus está caminhando ali, presente na Eucaristia.

“Cristo caminha conosco e vamos com Ele. Nossa vida é Cristo, nosso alimento é Ele”, afirma o Diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., em mais um vídeo do A12 Responde.

Vamos conferir?


A tradição dos tapetes iniciou no século XIII, em Portugal. Com a colonização, foi trazida para o Brasil e rapidamente se espalhou por todo o território nacional. O gesto tem um sentido simbólico: já que Jesus, realmente presente na Hóstia consagrada, caminha pelas ruas durante a procissão, Ele merece uma acolhida festiva e reverente.

A procissão é o prolongamento da Missa em ambiente público. É o momento em que a comunidade vai às ruas manifestar sua fé em Jesus Eucarístico, cantar louvores e testemunhar o mistério central da fé católica: a presença real de Cristo na Eucaristia.

“A celebração eucarística agora se estende com gestos de envolvimento, entusiasmo e adoração pelas ruas da cidade”, explica o Diácono Pablo.

Esse é o motivo pelo qual Corpus Christi se tornou uma festa tão visualmente rica e participativa nas comunidades. Os tapetes são sinais da fé que se faz, ao longo da procissão, um caminho de beleza e louvor.

3 dicas para viver bem o Corpus Christi na sua comunidade


Shutterstock Shutterstock


Participe da confecção dos tapetes

Não precisa ser artista: basta ter boa vontade. É um momento de convivência e oração com a comunidade.

Vá à Missa e à procissão com o coração preparado

Faça uma boa confissão nos dias que antecedem e vá com disposição de adorar Jesus com fé viva.

Reze e ofereça sua caminhada

Durante a procissão, com a presença de Jesus na Eucaristia, reze por sua família, sua cidade e o mundo, que anda tão carente de fé.

:: Aprenda sobre a Solenidade de Corpus Christi com o A12!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...