Espiritualidade

Desça sobre nós as línguas da verdade

Espírito Santo: amor, verdade e luz da humanidade

Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)

Escrito por Maurício Ribeiro

02 JUN 2022 - 16H55 (Atualizada em 09 MAI 2023 - 15H23)

No relato dos Atos dos Apóstolos, vemos que desceram sobre os discípulos línguas como de fogo e todos ficaram cheios do Espírito Santo. As mentiras, falsidades, calúnias nos fazem permanecer no breu e nos impedem de sermos cheios do Espírito, de recebermos a luz da sua sabedoria. Por isso, vamos pedir ao Espírito Santo que nos envie a língua da verdade, para que não levantemos falso testemunho sobre os outros, para que não coloquemos os outros em dificuldade. Pois a mentira magoa, entristece-nos e nos acorrenta na solidão.

Na Bíblia está escrito: “se quisermos ver dias felizes e amar a vida, devemos guardar nossa língua do mal e os nossos lábios da falsidade”. A língua tem grande poder, com ela podemos abençoar ou amaldiçoar, encorajar ou deixar abaixo e até salvar ou matar!

Que desça sobre nós a língua da verdade, pois, a língua mentirosa nos mata como uma faca. Por isso, devemos ser fiéis ao oitavo mandamento: “Não levantarás falso testemunho contra teu próximo”. O Papa Francisco nos alerta, dizendo “que o fofoqueiro é um terrorista, porque com a sua língua lança a bomba e vai embora e está bomba destrói a fama dos outros.

Fofocar é matar, não esqueçam”; onde há mentira, não pode haver amor. Jesus veio para dar testemunho da verdade e se nós somos seus adeptos, também devemos dar testemunho da verdade, porque a mentira retrocede a nossa vida. Diante disso nos perguntemos: sou uma testemunha da verdade ou sou um mentiroso fantasiado de verdadeiro?

Leia MaisDesça sobre nós as línguas da verdadeO projeto do Paráclito é a unidadeEspírito Santo: amor, verdade e luz da humanidade

"Vinde Espírito Santo e enchei nossos corações"

O Espírito Santo é a chama que crepita no íntimo de nós, ou seja, que estala em nossos corações. E se o nosso coração é crepitado pelo fogo do Espírito, não devemos guardar rancor, nem tristezas, nem ódio.

De que nos adianta rezar pedindo para que o Espírito encha os nossos corações, se muitas vezes o deixamos no breu do egoísmo e da falta de perdão? Se não encontramos uma saída para uma ferida que arde em nosso coração, devemos nos clamar ao Espírito Santo e pedir sua intercessão; doce alívio vinde!

Cristo nos oferece o consolador perfeito, o Espírito Santo, luz da humanidade, aquele que não nos abandona nos momentos de provação; pelo contrário, nos acompanha e nos sustenta. Todos nós buscamos consolação nos momentos difíceis. 

“Vinde Espírito Santo”, são as palavras que devemos clamar nas nossas dificuldades. Ele é a alegria na tristeza, a paz na ansiedade, a coragem no desanimo, é a ancora da esperança nos tsunamis da nossa vida. E como nos recorda o Papa: “Ele é a memória de Deus em nós”.

Escrito por
Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)
Maurício Ribeiro

Maurício José Ribeiro Campos Felizardo tem 22 anos e mora em Aparecida. Atualmente, é coordenador dos cerimoniários e coroinhas do Santuário Nacional, e estudante do último ano de licenciatura em Matemática na UNESP (FEG) em Guaratinguetá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...