Leia MaisSeminário Nacional de Catequese discute a importância do Catecismo da Igreja CatólicaPapa: "Catequese deve ser antídoto para casamentos com fundamentos fracos"Neste domingo, 28 de agosto, é celebrado o Ministério de Catequista, formado por pessoas tão importantes em prol de educar e colaborar na propagação e ensinamento dos princípios da fé e estudo da Sagrada Escritura.
Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, Bispo Diocesano de Campos (RJ), escreveu um texto para a Vatican News sobre a celebração da data, com o título “Ser catequista é viver, testemunhar e fazer comunhão”. E essa é exatamente a missão: mais do que ensinar, é viver o que se fala.
Para Rosangela Dias, catequista há cerca de 20 anos e também Coordenadora Paroquial da Catequese, exercer a missão é gratificante:
“Recebi um convite de uma amiga catequista para ajudá-la e me encantei. Isso foi 1994 e esse ‘chamado’ foi despertando em mim esse desejo de evangelização, de compromisso e muita reponsabilidade. De falar de Jesus, da nossa Igreja e de quanto ela é linda”, explica a catequista sobre como iniciou seu desejo em iniciar na missão.

Ser catequista por amor, como Rosangela define, é também estar conectado com os princípios de Deus, que sempre nos ensina com bondade, amor e paciência, e nos direciona ao melhor caminho. É uma via de mão dupla: ambos, catequistas e catequizandos, contribuem, ensinam e aprendem uns com os outros.
“Essa contribuição ajuda na vida espiritual porque, ao mesmo tempo que ensino, eu aprendo, e muito. Hoje, posso dizer que vivemos uma realidade bem diferente, é difícil evangelizar, mas eu falo para eles ‘o mais importante para mim é a vivência das missas aos domingos, quero que aprendam, sim, mas o meu desejo é que se tornarem adultos conscientes da fé cristã e que amem a nossa Igreja”, explica Rosangela sobre a troca entre catequista e catequizando.
Quando questionada sobre a motivação da catequista em seguir nessa jornada, a resposta evidencia o amor que existe em servir ao Senhor e criar discípulos para a nossa Igreja:
“É olhar pra eles e ver que a semente foi plantada. Mesmo que sejam poucos no final da caminhada, tenho certeza de que não vão esquecer dos ensinamentos e de quanto eles são importantes para o futuro da Igreja”, divide Rosangela.
A todos os catequistas: Parabéns pela dedicação, pela propagação da fé, por serem condutores dos ensinamentos de Deus, por mostrarem os valores, mandamentos e diretrizes da nossa Igreja e criarem essa semente de amor que transcende na vida de cada um que propaga a fé e a recebe.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.