Ao falarmos da dúvida, logo pensamos em tudo aquilo que não se encaixaria como conhecimento, ou a “dúvida” como um caminho tortuoso e que não levaria a lugar algum. Porém, um filósofo francês do século XVI utilizou deste grande artifício para mostrar ao mundo que é por meio da dúvida que chegamos ao conhecimento.
Leia MaisQuestionar a fé é duvidar de Deus?Descartes, ao escrever o “Discurso do Método”, coloca a dúvida como o caminho para descobrir se algo é realmente verdadeiro ou apenas uma falácia propagada por homens ao longo do tempo.
Primeiramente, ele percebe que tudo aquilo que lhe causa dúvida, principalmente aquelas “verdades” universais ao qual muitos se apegam, no menor sinal de dúvida, pode-se colocá-las em xeque por estarem entre a falsidade e a verdade.
Sendo assim, o método criado por Descartes parte primeiramente das coisas mais simples e caminhando até os pensamentos mais complexos, perceberá quais pensamentos são verdadeiros e quais são falsos.
Ao colocarmos em prática o método cartesiano, percebemos que existem poucos pensamentos baseados e fundamentados na verdade. A dúvida leva o ser humano ao questionamento tanto de si quanto de tudo aquilo que lhe é oferecido pelo mundo.
O ato de duvidar não exclui o conhecimento, mas ao contrário, ajuda o homem a purificar seu conhecimento. O método, então, é como uma peneira que deixa cair às impurezas, restando apenas aquilo que é edificante e verdadeiro.
Logo, um caminho para o conhecimento é a dúvida. Não duvidar é deixar-se influenciar por falsas verdades. Hoje, com a rápida tecnologia de comunicação e informação, circulam entre as pessoas diversas inverdades (fake news) que acabam por prejudicar aqueles que buscam revelar a verdade a partir do ensino, da ciência, da informação.
Acreditar em falsas verdades é estar em dívida com a verdade. E isso, com o passar do tempo, nos é cobrado, pois mentiras caem como folhas secas de uma árvore e a verdade surge como belas flores.
.:: Nesta página do A12, você pode esclarecer muitas dúvidas a respeito da fé católica
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.