Estamos nos aproximando da Solenidade de Corpus Christi, celebração que nos convida a meditar e a refletir o quão profundo é o mistério de amor de Deus por nós, a ponto de Jesus doar-se no pão e no vinho que é transformado no Seu Corpo e no Seu Sangue para nos alimentar.
Leia MaisO que é a Transubstanciação da Santa Eucaristia?Assim, é conveniente perceber também o quanto é profunda a celebração da Santa Missa, pois é nela que as ofertas do pão e do vinho, que o povo oferece para Deus, se transformam no Corpo e no Sangue de Jesus, o nosso Santíssimo Redentor.
Logo após o momento da Consagração, o padre profere as seguintes palavras: “Eis o mistério da fé”, convidando toda a assembleia reunida a tomar consciência do que está acontecendo de fato e louvar o mistério da redenção, que naquele momento acaba de atualizar-se no pão e no vinho, ou seja, acaba de se realizar.
Assim, o povo aclama o mistério Pascal de Cristo, sua morte e ressurreição, tendo esperança da volta de Cristo, o nosso Redentor nos fins dos tempos. (Por isso, se reza: "Anunciamos, Senhor, a Vossa morte...")
Celebramos, portanto, na Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Jesus, o mistério da redenção, na esperança de que, enquanto peregrinos nesta terra, Cristo irá retornar. Todas as vezes que o povo de Deus se reúne para celebrar a Eucaristia, celebra-se assim os mistérios da nossa salvação. Independentemente da localização geográfica onde se encontram, esta dinâmica do amor de Deus acontece pela graça dos Senhor, e não por nossos méritos.
Leia Mais7 curiosidades sobre a festa do Corpus ChristiAo celebrarmos, portanto, o Corpo e o Sangue de Jesus, somos convidados a aprofundar nossa fé neste mistério de graça e salvação que é a comunhão, que nos insere numa íntima relação com Deus e com toda a Igreja, que é corpo místico de Jesus.
Que Maria, mãe de Jesus e da Igreja, nos auxilie a viver com fé e esperança os mistérios de nossa salvação, e com alegria, que possamos continuar a nossa peregrinação seguindo os passos de Jesus, o nosso Santíssimo Redentor.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.