Espiritualidade

“Eis o mistério da fé” rezado na Oração Eucarística

Todas as vezes que o povo de Deus se reúne para celebrar a Eucaristia, celebram-se, assim, os mistérios da nossa salvação

Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

15 JUN 2022 - 08H52 (Atualizada em 15 JUN 2022 - 09H09)

Thiago Leon

Estamos nos aproximando da Solenidade de Corpus Christi, celebração que nos convida a meditar e a refletir o quão  profundo é o mistério de amor de Deus por nós, a ponto de Jesus doar-se no pão e no vinho que é transformado no Seu Corpo e no Seu Sangue para nos alimentar.

Leia MaisO que acontece na transubstanciação?Assim, é conveniente perceber também o quanto é profunda a celebração da Santa Missapois é nela que as ofertas do pão e do vinho, que o povo oferece para Deus, se transformam no Corpo e no Sangue de Jesus, o nosso Santíssimo Redentor.

Logo após o momento da Consagração, o padre profere as seguintes palavras: “Eis o mistério da fé”, convidando toda a assembleia reunida a tomar consciência do que está acontecendo de fato e louvar o mistério da redenção, que naquele momento acaba de atualizar-se no pão e no vinho, ou seja, acaba de se realizar

Assim, o povo aclama o mistério Pascal de Cristo, sua morte e ressurreição, tendo esperança da volta de Cristo, o nosso Redentor nos fins dos tempos. (Por isso, se reza: "Anunciamos, Senhor, a Vossa morte...")

Celebramos, portanto, na Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Jesus, o mistério da redenção, na esperança de que, enquanto peregrinos nesta terra, Cristo irá retornar. Todas as vezes que o povo de Deus se reúne para celebrar a Eucaristia, celebra-se assim os mistérios da nossa salvação. Independentemente da localização geográfica onde se encontram, esta dinâmica do amor de Deus acontece pela graça dos Senhor, e não por nossos méritos.

Leia Mais7 curiosidades sobre a festa do Corpus ChristiAo celebrarmos, portanto, o Corpo e o Sangue de Jesus, somos convidados a aprofundar nossa fé neste mistério de graça e salvação que é a comunhão, que nos insere numa íntima relação com Deus e com toda a Igreja, que é corpo místico de Jesus.

Que Maria, mãe de Jesus e da Igreja, nos auxilie a viver com fé e esperança os mistérios de nossa salvação, e com alegria, que possamos continuar a nossa peregrinação seguindo os passos de Jesus, o nosso Santíssimo Redentor.

Escrito por
Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R. é da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.