Espiritualidade

Maria, Mestra da Esperança

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

09 MAI 2022 - 09H04 (Atualizada em 09 MAI 2022 - 09H21)

NATI_HDEZ/ Shutterstock

Sabemos que a esperança é fundamental para a vivência do ser humano neste mundo. A esperança de “dias melhores”, “um mundo melhor”, saúde, paz, etc., são as pequenas gotas de esperança diárias que levamos em nossa vida.

Maria é a mulher da esperança. Uma mulher que, dentro de seu contexto de opressão, machismo, rigorismo religioso, não deixou se apagar a chama da esperança.

Diante de um mundo em guerra, onde o discurso de paz é uma mera falácia, a esperança é o que move a sociedade. Num cenário de pandemia, onde milhões de pessoas perderam suas vidas, a esperança é o que ainda sustenta famílias despedaçadas pela perda de um ente querido.

Leia MaisConheça as mães da Bíblia que nos ensinam a ter fé, coragem e esperança!Perpétuo Socorro: nossa esperança Numa sociedade marcada pelo individualismo e consumo, a esperança daqueles que sofrem o descaso é o seu pão de cada dia (cf. Mt 6,11).

Maria é a Mestra da Esperança, porque diante da perseguição de Herodes (cf. Mt 2,13) ela foge para o Egito; torna-se uma refugiada. Ela guarda a esperança de retornar para sua casa (cf. Mt 2,20). Maria ensina-nos a guardar a esperança diante dos percalços da vida.

Logo, não é uma esperança paralisada, que aguarda a realização daquilo que se almeja, mas é uma esperança ativa, que vai em ação. A esperança de Maria é aquela que nos motiva, hoje, a irmos ao encontro das mudanças que queremos. Uma esperança de atitudes, ações concretas, que levem a uma verdadeira mudança, pessoal e social.

Escrito por
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.