A devoção à Nossa Senhora do Patrocínio tem origem ibérica. A princípio sua festa teria sido concedida por meio de uma autorização do então papa Alexandre VII, em 28 de julho de 1656.
Alguns liturgistas contam que esta Festa em Ação de Graças foi primeiramente celebrada devido às vitórias que a Espanha obteve contra os sarracenos (árabes que dominaram a Península Ibérica) e os hereges.
No entanto, no texto da Bula de autorização do papa é expresso o intuito de dar apenas graças à Santíssima Virgem Maria, por sua poderosa intercessão e tantos benefícios derramados sobre o seu povo. Leia MaisOs títulos de Nossa Senhora que se referem à sua dorA diferença entre os vários títulos e nomes de Nossa SenhoraPor que Maria tem tantos títulos e nomes?
Ao longo dos anos, a festa passou a ser celebrada em diversas regiões e Dioceses. Hoje, muitos estados brasileiros possuem igrejas dedicadas à Nossa Senhora sob o título de Nossa Senhora do Patrocínio: Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Paraíba, Alagoas e Bahia, por exemplo.
De acordo com o Missionário Redentorista Ir. André Luiz Oliveira, Nossa Senhora do Patrocínio chegou ao Brasil por influência do período de colonização.
“Com relação ao termo ‘Patrocínio’, refere-se à Maria que é patrocínio-protetora. Aquela que vem em nosso auxílio”, explicou.
Oração a Nossa Senhora do Patrocínio
"Ó Deus, Pai de bondade e de misericórdia,
pelo amor que tendes ao Vosso Divino Filho Jesus Cristo,
Salvador e Redentor nosso,
nós vô-lo pedimos prostrados a vossos pés,
que concedais a este vosso servo,
a saúde do corpo e a proteção da alma,
e que pela intercessão de Nossa Senhora do Patrocínio,
Vossa Santíssima Mãe e Senhora nossa,
façais que estas nossas preces sejam agradáveis vosso Divino Coração,
tornando-as merecedoras das Vossas infinitas graças.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém".
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.