Leia MaisPerdoar e pedir perdãoJô Soares sobre o perdão: "A coisa mais importante no Cristianismo"Conhecendo os Evangelhos: O dom maior é o perdãoÉ natural que as pessoas que mais convivemos e amamos sejam as mesmas pessoas que mais nos magoam, e por mais habitual que seja, não quer dizer que seja fácil perdoá-las.
Tal fato acontece porque a liberdade para com quem nos ama nos expõe por completo, seja o lado positivo ou negativo, fácil ou difícil. Isso torna mais fácil deixarmos nossos extintos agirem em um momento de raiva ou frustração, por exemplo, de modo que podemos falar ou agir de forma errada e magoar a quem tanto amamos.
Além disso, também é necessário lembrar que tendemos a despejar muitas expectativas no outro, as quais ele não tem a necessidade, nem o dever, de suprir. Também são a elas que dedicamos importância em nossa vida e damos espaço para que a mágoa exista, pois só nos decepcionamos e nos machucamos com quem damos importância em nossa vida.
“Sabe por que as pessoas que amamos são justamente as pessoas que têm mais poder para nos machucar? Porque é sobre elas que colocamos nossas maiores expectativas, nos esquecendo, muitas vezes, de que, por mais queridas que sejam, elas são humanas, não são perfeitas, portanto são passíveis de falhas.” - Augusto Cury

O amor e o perdão
Se em nossa vida o amor deve falar mais alto, pois temos o exemplo do amor mais puro e profundo vindo do Senhor, é preciso vivenciar esse sentimento para perdoarmos, bem como darmos o perdão para vivenciarmos o amor.
É uma via de mão dupla, perdoamos quem amamos para podermos amá-la ainda mais, na mesma proporção em que a amamos tanto que fica fácil de perdoá-la.
“Amar é perdoar, é cultivar o amor, é investir no amor, é renunciar, é pedir perdão, é ter humildade de reconhecer “eu errei, eu não sou perfeito, eu errei, me perdoa, me desculpa” não, eu fico guardando as coisas no meu coração e você já notou uma coisa: a primeira reação de um coração ferido é a pessoa se fechar. Se há uma coisa que mata o casamento, é o silêncio provocado pela ferida do coração.” – Pe. Léo Tarcísio.
Padre Léo citou o casamento, pois é uma das relações que mais necessita do perdão para se sustentar, mas em todas as relações e trocas em que há amor, o perdão também deve se fazer presente.
É claro, todas as ações tem limites, repetir do mesmo erro não é correto, mas em vias normais, magoamos o outro não por querer, e não de forma profunda, ferimos por não pensarmos bem antes de externalizar o que pensamos, por responder atravessado, por passarmos a nossa raiva e cansaço do dia para a conversa com quem não tem nenhum culpa.
Por isso, ame sem medida, e nesta mesma proporção saiba perdoar. Quem não perdoa não consegue seguir em frente, não consegue deixar novos espaços para o novo entrar e não admite que o outro é humano e falha, assim como você.
“Não vai chegar esse perdão humano se não tiver a fonte do perdão que é divino. Do mesmo jeito que não vai conseguir dizer eu te amo se não alimentar o coração com amor” - Pe. Léo Tarcísio.
Para amar é preciso perdoar, simplesmente porque perdoar é amor e ambos os sentimentos vem do alto.
Da Casa da Mãe à Casa do Filho: Dom Mário visita Basílica do Bom Jesus em Tremembé (SP)
Durante a visita ao Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, Dom Mário Antonio acompanhou o trabalho de restauração do templo, conheceu a preparação da Novena 2026 e reforçou a comunhão entre os santuários do Vale do Paraíba.
O incêndio que destruiu a Basílica de São Paulo Fora dos Muros
"Desgraça fatal" e "Vesúvio terrível" foram alguns dos adjetivos usados para explicar a tragédia que ocorreu em 1823, quando um incêndio destruiu a maior parte da Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
Relembre casais que se santificaram por meio do matrimônio
Na segunda semana de agosto, mês das vocações, toda a comunidade católica do Brasil é convidada a refletir sobre a vocação do matrimônio. Leia a matéria!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.