Estamos vivendo uma nova estação, a primavera. Ela é um tema que aparece em diversas passagens das Sagradas Escrituras, transmitindo o conceito de esperança (cf. Tg 5,7) e de novo vigor (cf. Dt 11,14) para as lutas e desafios de cada dia (cf. 2 Sm 11,1). Podemos também usar o conceito de primavera em analogia às surpresas que Deus nos reserva, nos colocando na mesma perspectiva das Sagradas Escrituras: prontidão!
A Primavera era um tempo muito esperado pelo povo da Bíblia (cf. Joel 2, 23; Jr 5,24) por ser um tempo de beleza e de alegria porque a terra estava preparada para o plantio, com a expectativa de colheitas abundantes e de bons frutos. Leia Mais10 versículos bíblicos para acolher com alegria a primavera
A providência de Deus
Em algumas citações as Escrituras comparam a vinda do Senhor que é certa como a da aurora. Falam que Ele virá como a chuva da primavera que irriga a terra. (Oséias 6, 3).
Em 1998, na homilia do dia de Pentecostes, falando aos membros dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades, o papa João Paulo II disse serem elas “expressões providenciais da nova primavera suscitada pelo Espírito com o Concílio Vaticano II”. Hoje, o caminho da sinodalidade da Igreja a prepara para uma nova primavera, no rumo da comunhão e participação.
A Primavera é uma estação propícia para a experiência das “surpresas de Deus” em nossa vida pessoal e comunitária.
Cada estação tem suas particularidades e características que influenciam mais ou menos na vida e saúde do ser humano. A Primavera com suas flores prepara o surgimento dos frutos, sua beleza nos surpreende e nos impulsiona para o desejo de uma vida nova, de sermos homens e mulheres renovados, de sermos novas criaturas.
Desabrochar para os frutos que Deus quer de nós
A Providência de Deus tem reservadas belas surpresas para todos nós, por isso, precisamos estar atentos, mesmo em meio à correria e lutas de cada dia. Assim como as flores, que na Primavera desabrocham com toda potencialidade, com todas as possibilidades, devemos permitir que o Espírito Santo suscite novidades e renovação em todo o nosso ser. Comecemos criando em nós a disposição de nos maravilhar com as pequenas coisas, aproveitando bem cada minuto e cada realidade desta nova estação.
É natural que tenhamos medo das surpresas, mas precisamos nos conscientizar de que as surpresas de Deus só podem ser as melhores para nós e que não pode e nem vai ser diferente.
Assim como na primavera as flores apontam para os frutos, sabendo que sua missão é de durar pouco, pois ao contrário os frutos não vêm, precisamos entender que nada e que ninguém dura para sempre. Nesta estação somos alertados a cumprir nossa missão na hora em que a Deus aprouver e que na próxima estação tudo será diferente.
A Primavera, apesar de toda sua beleza, também comporta dores e perdas. As flores não duram para sempre, sua beleza lhes prepara para algo maior que são os frutos. Da mesma forma, a primavera de Deus em nossa vida não pode nos tornar imóveis ou paralisados, mas ter em vista uma realidade muito maior que engloba todas as realidades terrenas, pois somos cidadãos do céu.
5 objetos de devoção para ter em seu quarto
Ter objetos de devoção em seu lar é uma forma de estar sempre em conexão com Deus!
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.