Espiritualidade

Quando nos afastamos de Deus nos aproximamos do nada

Uma vida guiada pela fé é uma vida repleta de amor do Senhor

Escrito por Isabela Araujo

09 NOV 2022 - 11H13 (Atualizada em 09 NOV 2022 - 12H13)

Shutterstock/ Paul shuang

Leia MaisNão se esqueçam dos pobresVersículos que vão te ajudar a ter uma noite de sono tranquilaO agradecimento a Deus pelas pequenas coisas do dia a dia

É muito fácil, no mundo em que vivemos, nos desprendermos do que verdadeiramente importa.

São muitas novidades, muitos acontecimentos, locais para frequentar e informações para consumirmos. Por isso, sempre devemos pensar qual é o nosso objetivo e se nossas ações nos levam a alcançar o mesmo.

“(...) alimentemos nossa espera do Céu, exercitemos nosso desejo do paraíso. Faz-nos bem hoje nos perguntarmos se nossos desejos têm algo a ver com o Céu. Pois corremos o risco de aspirar constantemente a coisas que passam, de confundir desejos com necessidades, de antepor as expectativas do mundo à espera de Deus”, disse o Papa Francisco durante sua homília no Dia de Finados, em que celebram-se os fiéis falecidos.

Maria Alice Figueira/ A12
Maria Alice Figueira/ A12


São Tomás de Aquino, declarado doutor da Igreja e Padroeiro das Universidades, é um dos maiores influenciadores filosóficos e teológicos da Igreja, cujos pensamentos continuam influenciando nos estudos dos seminários católicos nos dias atuais.

Ele, que era um grande estudioso e presbítero dominicano, mostrou que a razão e a fé andam de mãos dadas. Para São Tomás, “quanto mais um ser se afasta de Deus mais ele aproxima do nada. Mas quanto mais ele se aproxima de Deus, tanto mais se distancia do nada”.

A partir disso, podemos refletir como nossa vida muda para pior quando nos afastamos do Senhor. Isso não acontece porque Ele nos castiga, mas porque quando estamos longe d'Ele, esquecemos o que verdadeiramente importa, o que realmente merece nossa atenção e doação.

Shutterstock/ Andrey Zhar
Shutterstock/ Andrey Zhar


A intimidade com Deus

Dione Gabrielle sempre foi católica, cresceu no meio religioso e seguia a fé de sua família e hoje, aos seus 27 anos, é serva do Grupo de Oração Maria Rainha de Pentecostes, em Taubaté (SP). Entretanto, como acontece com todos nós, temos nossos encontros e desencontros pessoais.

Em meio aos acontecimentos da vida, Dione passou por uma grande perda que a fez se distanciar de Deus, mas viu que a vida sem Ele não era a mesma. Com Ele, ela tinha uma vida mais leve, de mais amor, de mais clareza e mais coragem.

Shutterstock/ Doidam 10
Shutterstock/ Doidam 10


Ao recordar esse sentimento puro que vem do Senhor, ela escreveu uma carta a Ele, a qual guarda até hoje, para expressar o que sentia quando caminhava junto d'Ele.

“Eu sempre fui uma pessoa muito ansiosa, preocupada e nervosa desde criança. Por um tempo isso deu uma acalmada dentro de mim, tempo esse em que eu estava com Deus, sim, eu não só estava dentro da Igreja e sim estava em Deus.

Percebi que nesse tempo eu descansava, deixava minha ansiedade, preocupações, aflições e projetos nas mãos do Senhor e que, acima de tudo, eu queria mesmo era a vontade d'Ele pra minha vida. Nesse tempo de proximidade com o Senhor eu podia enxergar a vontade d'Ele, a permissão d'Ele em tudo que me acontecia e eu podia senti-lo bem perto.

A minha intimidade com Ele era incrível, era uma relação de amizade, irmandade e foi o tempo mais lindo que vivi na minha vida, sem dúvida eu afirmo isso!

Ter intimidade com Deus é magnífico, você muda as suas palavras, atitudes, o seu jeito de lidar com as coisas, pensamentos e muda até aquilo que pra você seria impossível mudar, o melhor de tudo isso é que toda essa mudança é espontânea, acontece naturalmente, sem te causar dor ou qualquer outro sentimento ruim.

Ter intimidade com Deus é levar a vida mais leve, se enxergar mais leve e forte diante das situações do dia a dia.

A intimidade com Deus nos traz coragem pra enfrentar as dificuldades que aparecem no meio do caminho da vida.

Ter intimidade com Deus é descobrir que SER vale muito mais a pena do que TER, e que a partir dessa descoberta você quer SER cada vez mais.

Ter intimidade com Deus é descobrir a felicidade em servir o próximo.

Ter intimidade com Deus é reconhecer que é pecador e que não é digno de tantas bênçãos e misericórdia, mas também é saber que é muito amado e que esse amor se estende a toda falta de dignidade e pecado.

Ter intimidade com Deus é vê-lo e sentir o céu se abrir, ali, naquele momento, é sentir o seu coração disparar e chorar de felicidade.

Ter intimidade com Deus é não achar palavras que possam definir todos os sentimentos bons juntos.

Ter intimidade com Deus é saber que você sempre foi de Deus, mas que agora, por uma escolha sua, você é COM Deus.”

Que, assim como Dione, nunca nos esqueçamos do quanto Deus é grandioso, o quanto ele nos ama e o quanto ele nos quer bem. Se está distante d'Ele, não tema em voltar, Ele está de braços abertos lhe esperando.

Nunca nos esqueçamos das maiores riquezas desta vida, que dinheiro nenhum compra, mas que Deus nos dá todos os dias. Vivamos sempre n'Ele e mal nenhum atingirá; sigamos sem Ele e o mundo nos tomará.

“Olhemos para cima, pois estamos caminhando para o Alto, enquanto as coisas daqui não irão para cima: as melhores carreiras, as maiores conquistas, os títulos e distinções mais prestigiosas, a riqueza acumulada e os ganhos terrenos, tudo isso desaparecerá em um instante. E todas as expectativas neles depositadas serão desapontadas para sempre” – Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...