Leia MaisPapa: “Alegria de Jesus é o 1º ato de caridade ao próximo”A importância da caridade em tempos de fomeSão Roque é um exemplo de generosidade, caridade e doação ao próximo. Considerado padroeiro dos cirurgiões, inválidos, doentes e protetor contra a peste e doenças contagiosas, o Santo tanto fez ao outro que esqueceu de si.
Roque, ao doar sua grande herança aos pobres, após o falecimento de seus pais, percorreu como peregrino andante a França, com destino a Roma. Entretanto, ao se deparar com a peste-negra, que acometia a população, Roque dedicou-se a ajudá-los.
Em meio à sua missão, foi contaminado pela peste e teve a iniciativa de se isolar em um bosque, local onde foi amparado por Deus através de um cachorro, o qual todos os dias lhe levava alimento.
O dono do cachorro encontrou Roque após seguir a direção para a qual o animal se deslocava, e o ajudou na recuperação. Quando já estava bem, Roque voltou para sua cidade, mas foi confundido com um espião e levado à prisão, local em que, até o momento de sua morte, não deixou de pregar a palavra de Deus e praticar a caridade com os prisioneiros.
Padre José Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica sobre o Deus de caridade e de amor, que não delimitou seu Reino a determinada cultura, dimensão política ou territorial, mas apresentou um Reino Universal. A partir disso, podemos ver diversos Santos da Igreja que dedicaram sua vida à caridade, como São Roque.
“Expressam na sua vida a caridade de Deus, que abraça a todos, que não exclui ninguém, mas que tem uma preferência para aqueles que são de condição de maior necessidade, seja necessidade de característica espiritual e os Santos avançam na evangelização da Igreja para todos, de modo especial para aqueles que se encontram mais afastados de Deus, como também aqueles que são carentes no sentido material. (…)
São Roque é, portanto, um Santo de grande atualidade pelo fato de mostrar para todos nós o amor de Deus, a caridade de Deus, vivenciada na prática, que não exclui ninguém, mas que tem uma preferência para os mais pobres e os abandonados de todos os tempos e de todos os lugares”, explica o padre.
Que tenhamos São Roque como referência para as nossas ações e possamos nos dedicar ao outro, assim como Deus deseja. Que a caridade seja pauta em nossa missão e nossas ações tenham como referência o outro antes de nós mesmos.
Oração
Ó, inefável padroeiro nosso, São Roque,
pela ardente caridade
com que amastes o próximo nesta terra,
chegastes a expor vossa própria vida
para assisti-lo nas necessidades e doenças,
especialmente nas moléstias contagiosas.
Oh! Fazei que estejamos sempre livres
dessas terríveis enfermidades
e livrai-nos da peste ainda perigosa
que é o pecado.
Amém.
Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Serão 26 grandes eventos de forma presencial e online para peregrinos de todo o mundo
CEFEP abre inscrições para curso de formação política
Inscrições abertas para o Curso de Formação Política do CEFEP, com início em 2025. Bolsa disponível para candidatos com dificuldades financeiras. Saiba mais.
Pascom lança série de podcasts inspirados no mês da Bíblia
No Mês da Bíblia, a série de podcasts "Uma história que se renova" oferece reflexões e orações para comunicadores católicos. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.