Este servo de Deus foi um discípulo fiel de São Francisco de Assis e seu nome de batismo era Juan de Sanabria, mas quando se consagrou na Ordem Franciscana adotou o nome de Irmão Pedro de Alcântara.
Leia MaisPor que o coração de Dom Pedro I é preservado pela Igreja?Há 202 anos, Dom Pedro I pediu as bênçãos da Mãe AparecidaNa Ordem Franciscana da Custódia do Santo Evangelho, em 1519 foi nomeado superior de um novo convento em Badajoz, obra local a ser fundada por ele. Após os estudos filosofia, teologia, direito canônico, moral e homilética, foi ordenado Padre em 1524.
Vida de contemplação
No ano de 1532, Pedro conseguiu autorização para se dedicar aos momentos de maior contemplação e intercessões pela Igreja. Seis anos depois, voltou às atividades como Ministro Provincial da Província de São Gabriel sempre com foco na austeridade e na rigidez das regras, querendo que a Ordem Franciscana voltasse as suas origens, com penitências, suma pobreza e sublime espírito de oração.
Fervoroso nos sacramentos
“Modelo de virtudes era Frei Pedro de Alcântara! O mundo de hoje já não é capaz de uma tal perfeição. Este homem santo é de nosso tempo, mas seu fervor é forte como de outros tempos. Tem o mundo a seus pés. Que valor deu o Senhor a este santo para fazer durante quarenta e sete anos tão rígida penitência!” Esta frase é de Santa Teresa de Ávila, que teve em Pedro um grande confessor e diretor espiritual.
Devoção em diversos países
A data litúrgica de São Pedro de Alcântara sofreu alterações com o tempo: antigamente era 12 de outubro, depois foi para 18 de outubro, dia de sua morte, e para não coincidir com a celebração de São Lucas, foi transferida para o dia 19 de outubro.
O frade era espanhol, mas tem muita veneração em Portugal, até por Carlota Joaquina, esposa do Rei João VI ser espanhola. Dom Pedro I e Dom Pedro II têm Alcântara em seus sobrenomes.
Além de Nossa Senhora Aparecida, em 1826, São Pedro de Alcântara foi declarado padroeiro do Brasil, pois à época Dom Pedro I queria que a nação tivesse um protetor entre os santos oficialmente reconhecidos pela Santa Sé.
Principalmente depois da Proclamação da República, por razões políticas vários fatos ligados à monarquia foram deixados de lado, mas o título de Padroeiro Secundário dado a São Pedro de Alcântara nunca foi oficialmente eliminado, sendo sempre festejado liturgicamente pela Igreja.
Em documentário produzido pelo A12, mostramos que Dom Pedro I visitou a imagem de Nossa Senhora Aparecida
Papa pede orações e cessar-fogo após ataque à única igreja católica em Gaza
Telegrama de Papa Leão XIV afirma “profunda tristeza” e assegurou ao pároco Romanelli, ferido na ação israelense, sua proximidade espiritual e orações por toda a comunidade paroquial
É possível falar com clareza sem ferir?
Livro “Feedback: A arte de ajudar e receber ajuda” ajuda a transformar o que era difícil em simples e praticável em qualquer situação
“Ora et Labora” em tempos acelerados
A pressa dos dias por vezes nos afasta do essencial. Será que estamos aproveitando bem o tempo que temos? Confira o que a espiritualidade beneditina nos ensina sobre isso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.