Professor é aquele que professa. O Dicionário da Língua Portuguesa define que professar é ação de admitir ou revelar em público; ministrar, praticar, exercer ou ensinar. São sinônimos de professar: abraçar, confessar, desempenhar, ensinar, exercer, exercitar, praticar, preconizar. Não é possível ser professor sem dar testemunho e desenvolver sentimentos, habilidades e competências que possibilitem a prática de tão magnífica profissão.
O professor que professa se mantém fiel à sua escolha em qualquer circunstância, mesmo quando diante de grandes desafios e imprevistos. Assim como a pandemia de 2020, jamais esperada, que lhe desafiou, que lhe amedrontou e que lhe impôs mudanças drásticas. E muito mais trabalho.
Papa Francisco, no Discurso à União Católica Italiana de professores, dirigentes, educadores e formadores, elucidou:
"Ensinar é um compromisso sério, que somente uma personalidade madura e equilibrada pode assumir. Um compromisso deste tipo pode incutir temor, mas é necessário recordar que um professor nunca está sozinho: compartilha sempre o seu próprio trabalho com os demais colegas e com toda a comunidade educacional à qual pertence".
Podemos nos apoiar, agora, em nossa Língua Pátria para aprofundar um pouco mais acerca dessa personalidade madura que nos fala o papa. A conjugação do verbo professar, no presente do indicativo, indica o que sonhamos ouvir e falar de cada professor, de todos os professores: eu professo; tu professas; ele professa; nós professamos; vós professais; eles professam. Já conjugação do verbo professar no futuro do presente do indicativo expressa o queremos ouvir e falar de todos aqueles que desejam ser professores: eu professarei; tu professarás; ele professará; nós professaremos; vós professareis; eles professarão. Sem professar não é possível ser professor.
São muitos os professores que professam! São professores que compreendem, sentem, vivenciam e se comprometem com a causa dos seus próximos mais próximos, os estudantes. Papa Francisco no mesmo discurso explica que:
Leia MaisEm tempo de pandemia: professores distantes, mas não ausentesProfessor: pessoa que forma pessoasDia do professor: Pela Esperança, há o que comemorar!Como Jesus nos ensinou, a Lei inteira e os Profetas resumem-se em dois mandamentos: ama o Senhor teu Deus, e ama o teu próximo (cf. Mt 22, 34-40). Podemos perguntar-nos: quem é o próximo para o professor? O «próximo» são os estudantes! É com eles que transcorre os seus dias. São eles que esperam a sua guia, orientações, respostas — e, antes ainda, boas perguntas!
Os professores que professam ensinam, instruem, aconselham e educam. Não há minimização do lugar do professor ao afirmar que ele ensina. Assim como afirma a Palavra de Deus, “...uma grande multidão aproximou-se, e Ele começou a ensiná-los". (Mc 2, 13). Por muitas vezes, muitas pessoas O seguiam para ouvir os seus ensinamentos, assim como acontece até hoje.
Papa Bento XVI, agora Papa emérito, na Viagem Apostólica ao Reino Unido, em setembro de 2010, no Encontro com o Mundo da Educação Católica, proferiu um discurso aos professores e religiosos, quando elucidou sobre a tarefa do professor:
Como sabeis, a tarefa do professor não consiste unicamente em comunicar informações ou em oferecer uma preparação técnica em vista de proporcionar benefícios econômicos para a sociedade; a educação não é, nem deve ser considerada puramente utilitarista. Ela diz respeito sobretudo à formação da pessoa humana, à sua preparação para viver plenamente a própria vida — em poucas palavras, refere-se à educação para a sabedoria. E a verdadeira sabedoria é inseparável do conhecimento do Criador, porque «nós estamos nas suas mãos, nós e as nossas palavras, toda a nossa inteligência e a nossa habilidade» (Sb 7, 16).
Os professores que professam não são abalados pelo desespero, pois não perdem a esperança. Que a oração da Padroeira dos Professores, Santa Tereza D’Ávila, seja a inspiração para todos:
Nada te perturbe.
Nada te espante.
Tudo passa.
A paciência tudo alcança.
Nada me perturbe.
Nada me espante.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.