Se sua fé parece depender apenas de músicas ou momentos emocionantes, talvez seja hora de buscar um aprofundamento maior.
A verdadeira fé se sustenta mesmo no silêncio, pois Deus está presente sempre, não apenas quando sentimos algo especial.
“Antes de mais, a fé é uma adesão pessoal do homem a Deus. Ao mesmo tempo, e inseparavelmente, é o assentimento livre a toda a verdade revelada por Deus. Enquanto adesão pessoal a Deus e assentimento à verdade por Ele revelada, a fé cristã difere da fé numa pessoa humana. É justo e bom confiar totalmente em Deus e crer absolutamente no que Ele diz. Seria vão e falso ter semelhante fé numa criatura” (CIC, 150)
Você associa sensações físicas à presença de Deus?
Deus pode se manifestar de diversas formas, mas a fé não depende de sentimentos passageiros.
O Espírito Santo age além das nossas percepções sensoriais, e confiar somente em emoções pode levar a uma espiritualidade baseada em experiências momentâneas e não na verdade revelada.

Nos momentos áridos, você sente que Deus se afastou?
A fé madura não se apoia apenas em sentimentos, mas na confiança em Deus. Grandes santos passaram por períodos de aridez espiritual, como Santa Teresa d'Ávila, mas mesmo quando não sentimos consolo, Deus permanece conosco.
A verdadeira fé exige então perseverança, pois não se trata apenas do que experimentamos, mas “em quem depositamos nossa confiança”.
A oração se torna apenas um refúgio emocional, e não um compromisso de amor?
A oração não é somente para momentos difíceis ou tristeza, mas um diálogo constante com Deus, um compromisso diário de amor e fidelidade.
Se rezamos apenas quando precisamos de consolo, corremos o risco de buscar mais um alívio pessoal do que um verdadeiro relacionamento de amizade com o Deus.
Sua busca espiritual prioriza emoções intensas em vez da verdade?
O caminho da fé vai além de momentos de forte emoção. Ele exige dedicação, conhecimento, oração, vida sacramental e a vivência dos mandamentos.
Por isso, precisamos ter a consciência de que emoções são passageiras, mas a verdade de Deus é eterna. A maturidade espiritual se constrói no esforço de conhecer e seguir a Cristo, não apenas em momentos de sentimentos à flor da pele.
add_box Leia também: O que fazer quando nossa relação com Deus se torna tediosa?
Fonte: coracaodecatolico
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.