É na solidão e na oração que nos vem a tentação
Observando a passagem do livro do Gênesis, vemos que no episódio da tentação a serpente se aproxima de Eva quando ela estava sozinha no jardim. E nos Evangelhos vemos que o mesmo acontece com Jesus. No deserto, quando Ele estava sozinho e rezando, Satanás veio para tentá-lo. Leia MaisO católico pode participar de festas durante a Quaresma?Arquidiocese de Goiânia incentiva a Lectio Divina na Quaresma5 versículos para manter-se firme em seu propósito na Quaresma
Eva caiu na tentação porque entrou em diálogo com a serpente usando suas próprias palavras. Jesus pelo contrário não dialogou com o diabo usando suas palavras, mas sim a Palavra de Deus.
Por isso, devemos tomar cuidado quando preferimos momentos de solidão, pois é aí que o diabo se aproveita da nossa fraqueza para nos tentar, e nos momentos de oração, por ser quando ele se aproveita do nosso diálogo com Deus para colocá-lo à prova.
Para vencermos as tentações, Jesus nos deixa seu exemplo: não dialogar com o tentador! Pois, se dialogarmos com Ele com nossas próprias palavras, cairemos na sua armadilha. Por isso, nos momentos de tentação usemos sempre a Palavra de Deus, usemos sempre a oração. Ela é o antídoto contra as seduções do mal.
As tentações de Jesus também podem ser as nossas
No deserto, as três tentações que Satanás induziu a Jesus foram: desafiar Deus, buscar sinais e a adoração em troca das coisas do mundo. E essas também podem ser as nossas tentações na vida de fé.
Quantas vezes andamos ingratos e queremos desafiar Deus para obter nossos próprios interesses, colocando nossas necessidades físicas acima das espirituais. Em quantos momentos perdemos a credibilidade e a esperança e ficamos buscando sinais ao invés de confiarmos na promessa de Deus; falta de fé! E por fim, quantas vezes somos induzidos a adorar as coisas do mundo só para alcançar fama e as paixões desordenadas.
Tentação X Provação
A tentação nos leva para o mal e nos induz ao pecado. É importante salientar que, ser tentado não é pecado, pecado é cair na tentação. As tentações nos iludem com prazeres momentâneos, por um instante nos levam ao palco do sucesso e da ostentação, mas no final nos deixam nos recintos do medo, do arrependimento, da melancolia. As tentações jamais provêm de Deus, seu autor é o diabo, ele é o tentador, Deus pelo contrário é o Salvador, é o único que pode nos salvar das ciladas do inimigo.
Em contrapartida, a provação nos leva para o bem e aumenta nossa fé. É a partir dela que Deus testa nossa fidelidade a Ele. Na história da salvação, Abraão, Jó, Nossa Senhora e todos os Apóstolos foram provados e venceram as provações, porque foram fiéis a Deus, não desanimaram.
As provações parecem nos levar num caminho sem esperança, às vezes até nos fazem passar por humilhações, mas com elas crescemos e amadurecemos na fé e graça e Deus se manifesta na nossa vida.
Quaresma, tempo de ir ao deserto e vencer as tentações.
Ir ao deserto é se colocar em oração com Deus no silêncio do nosso coração e nos recolhemos em oração em nosso quarto para ouvir a voz do Senhor. Irmãos e irmãs, é tempo de silenciarmos as notificações do mundo e ficarmos atentos ao toque da mensagem que Deus nos envia. De ouvidos abertos para voz do Senhor seremos capazes de vencer as vozes que nos levam a tentação.
Que a oração nos ajude a vencer os afetos desordenados e assim chegarmos fortalecidos espiritualmente a festa da Páscoa.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.