Durante a Via Sacra algumas pessoas foram tocadas pela presença de Jesus. Algumas delas, mesmo em circunstâncias improváveis, encontraram ali o caminho de conversão e santidade.
Pessoas que se tornaram testemunhas vivas de que, no caminho da cruz, a graça pode nascer nos corações. A seguir, conheça quatro figuras que se tornaram santas a partir desse encontro com Cristo em seu caminho de entrega e dor.
1. São Longuinho — o centurião que reconheceu Jesus como Filho de Deus

Longuinho foi o centurião romano encarregado de perfurar o lado de Jesus com uma lança, após a crucificação.
Nos Evangelhos vemos que ele, ao testemunhar a morte de Cristo e os sinais que a acompanharam, pois do lado aberto de Jesus jorrou sangue e água, disse: “Na verdade, este homem era filho de Deus!” (Mc 15,39)
A tradição afirma que, tocado por esse momento, ele se converteu e passou a seguir os Jesus, tornando-se mártir e santo.
2. São Dimas — o bom ladrão que ganhou o Paraíso

Crucificado ao lado de Jesus, São Dimas foi o único a defender Cristo naquele momento extremo. Enquanto o outro ladrão zombava, Dimas reconheceu a inocência de Jesus e pediu humildemente: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu Reino”. (Lc 23, 42)
A resposta de Jesus foi imediata e poderosa: “Jesus respondeu-lhe: “Na verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc 23,43) Dimas se tornou o símbolo do arrependimento verdadeiro e da misericórdia divina, mostrando que nunca é tarde para a salvação. Ele foi, segundo a tradição, o primeiro santo canonizado e pelo próprio Cristo.
3. Santa Verônica — a mulher que enxugou o rosto de Jesus

Verônica não aparece nos Evangelhos canônicos, mas a tradição a reconhece como a mulher que, movida pela compaixão, atravessou a multidão e ofereceu um pano para enxugar o rosto ensanguentado de Jesus.
Conta-se que, como sinal do gesto, a imagem do rosto de Cristo ficou estampada no tecido.
4. Simão de Cirene — o homem que carregou a cruz com Jesus

Simão foi retirado da multidão e forçado a ajudar Jesus a carregar a cruz rumo ao Calvário. A princípio, ele pode não ter compreendido a grandeza daquele momento, mas a tradição sugere que esse contato com Cristo transformou profundamente sua vida.
Os Evangelhos mencionam os nomes de seus filhos, Alexandre e Rufo, o que pode indicar que sua família se tornou cristã.
add_box Leia também: Como surgiu a oração da via-sacra?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.