“Para viver na dignidade de filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado…?”
Essa pergunta, que faz parte das nossas promessas batismais como cristãos católicos, é um convite a um compromisso concreto: rejeitar tudo aquilo que nos afasta da vocação de filhos e filhas de Deus.
A partir disso, você já parou para pensar como essa renúncia se manifesta em um mundo marcado por desafios, com os avanços tecnológicos da inteligência artificial, as guerras e a crise ambiental?

Renunciar ao pecado no mundo atual
Renunciar ao pecado significa também rejeitar toda forma de desumanização e injustiça, e escolher por caminhos que promovam a vida e o bem comum.
No contexto atual, essa decisão se traduz em atitudes concretas. No uso da Inteligência Artificial (IA), por exemplo, a tecnologia avança rapidamente, traz benefícios e desafios. O Papa Francisco mesmo, em seus discursos, nos lembra da necessidade de um desenvolvimento ético da IA, que respeite a dignidade humana e não amplie desigualdades.
Como cristãos, somos chamados a utilizar essas ferramentas para o bem e combater a desinformação e promovendo a verdade. Nesse sentido, renunciar ao pecado implica não ser indiferente ao sofrimento do próximo que sofre com a violência e buscar formas concretas de solidariedade e paz.
Sobre a responsabilidade ecológica, precisamos nos atentar que a crise ambiental clama por uma conversão ecológica. Na Encíclica Laudato Si', o Papa Francisco chamava a nossa atenção acerca do cuidado da criação. Pequenas ações diárias, como o consumo consciente e o respeito aos recursos naturais, são expressões da nossa resposta batismal.
library_books “Laudato Si'” e “Laudate Deum” (Papa Francisco) — sobre o cuidado com a casa comum e os desafios ambientais.
library_books “Fratelli Tutti” (Papa Francisco) — sobre fraternidade e amizade social, essenciais para enfrentar divisões e conflitos.
library_books Compêndio da Doutrina Social da Igreja — para entender o compromisso cristão com a justiça social.
library_books Encíclica “Caritas in Veritate” (Bento XVI) — sobre a ética do desenvolvimento e os desafios tecnológicos.
add_box Acesse a12.com/formação e confira conteúdos que podem enriquecer ser conhecimento acerca da fé
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.