“Para viver na dignidade de filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado…?”
Essa pergunta, que faz parte das nossas promessas batismais como cristãos católicos, é um convite a um compromisso concreto: rejeitar tudo aquilo que nos afasta da vocação de filhos e filhas de Deus.
A partir disso, você já parou para pensar como essa renúncia se manifesta em um mundo marcado por desafios, com os avanços tecnológicos da inteligência artificial, as guerras e a crise ambiental?

Renunciar ao pecado no mundo atual
Renunciar ao pecado significa também rejeitar toda forma de desumanização e injustiça, e escolher por caminhos que promovam a vida e o bem comum.
No contexto atual, essa decisão se traduz em atitudes concretas. No uso da Inteligência Artificial (IA), por exemplo, a tecnologia avança rapidamente, traz benefícios e desafios. O Papa Francisco mesmo, em seus discursos, nos lembra da necessidade de um desenvolvimento ético da IA, que respeite a dignidade humana e não amplie desigualdades.
Como cristãos, somos chamados a utilizar essas ferramentas para o bem e combater a desinformação e promovendo a verdade. Nesse sentido, renunciar ao pecado implica não ser indiferente ao sofrimento do próximo que sofre com a violência e buscar formas concretas de solidariedade e paz.
Sobre a responsabilidade ecológica, precisamos nos atentar que a crise ambiental clama por uma conversão ecológica. Na Encíclica Laudato Si', o Papa Francisco chamada a nossa atenção acerca do cuidado da criação. Pequenas ações diárias, como o consumo consciente e o respeito aos recursos naturais, são expressões da nossa resposta batismal.
Para aprofundar essa vivência batismal confira algumas dicas de leituras:
library_books “Laudato Si'” e “Laudate Deum” (Papa Francisco) — sobre o cuidado com a casa comum e os desafios ambientais.
library_books “Fratelli Tutti” (Papa Francisco) — sobre fraternidade e amizade social, essenciais para enfrentar divisões e conflitos.
library_books Compêndio da Doutrina Social da Igreja — para entender o compromisso cristão com a justiça social.
library_books Encíclica “Caritas in Veritate” (Bento XVI) — sobre a ética do desenvolvimento e os desafios tecnológicos.
add_box Acesse a12.com/formação e confira conteúdos que podem enriquecer ser conhecimento acerca da fé
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.