Na Liturgia das Horas rezamos o mistério da Encarnação e Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrado a cada Santa Missa. Esse mistério é introduzido no nosso dia a dia, conforme consagramos por meio do louvor todo o nosso tempo a Ele.
Desde 1970, quando São Paulo VI promulgou a reforma da Liturgia das Horas, através da Constituição Apostólica Laudis Canticum, ela se tornou uma oração pública, não apenas reservada ao clero ou a algumas ordens religiosas, mas podendo ser rezada também pelos fiéis leigos.
No documento, o Papa manifestou sua intenção de que a Sagrada Escritura torne-se “a fonte principal de toda oração cristã, sobretudo a oração dos salmos que acompanha e proclama a ação de Deus na história da salvação”. A Constituição marcou ainda a reformulação da Liturgia das Horas feita pelo Concílio Vaticano II.
“A oração cristã é, antes de tudo, oração de toda a família humana, que está associada em Cristo. Cada um participa desta oração, mas é típica de todo o corpo; Por isso exprime a voz da amada Esposa de Cristo, os desejos e votos de todo o povo cristão, as súplicas e os pedidos pelas necessidades de todos os homens”, escreveu o Santo Padre.
Ela é dividida em: Laudes, Hora Média, Vésperas, Completas e Ofício das Leituras.
O Catecismo da Igreja, afirma:
“É ‘a oração pública da Igreja’, na qual os fiéis (clérigos, religiosos e leigos) exercem o sacerdócio real dos batizados. Celebrada ‘segundo a forma aprovada’ pela Igreja, a Liturgia das Horas ‘é verdadeiramente a voz da própria Esposa que fala com o Esposo; mais ainda, é a oração que Cristo, unido ao seu corpo, eleva ao Pai’.” (item, 1174)

Saiba passo a passo como rezar:
1. Você vai precisar de um Breviário:
O Breviário é um livro que contém todas as orações da Liturgia das Horas. Você pode também baixar um aplicativo que disponibilize as orações ou buscá-las no navegador de sua preferência.
2. Atentar-se aos horários de cada oração:
Laudes — Oração da Manhã — própria para o início do dia;
Hora Média — Oração das 9h (Terça), das 12h (Sexta) e das 15h (Nona);
Vésperas — Oração do Entardecer própria do fim da tarde;
Completas — rezada antes de dormir;
Ofício das Leituras — pode ser rezado a qualquer hora.
3. Seguir a sequência estabelecida na Liturgia das Horas, de acordo com cada “hora”:
Inviatórios, hinos, salmos, cânticos, antífonas, leituras breves, cântico evangélico, preces, oração do pai-nosso, exame de consciência.
4. Observar os símbolos
Nos Salmos encontramos, por exemplo, o asterisco [*] e a cruz [†].
Depois do asterisco (*) faz-se uma pausa de um tempo e ele também indica, em termos, que a frase terá conclusão no verso seguinte.
A “cruz” (†) indica pausa, assim como o asterisco e que a frase será concluída após dois versos.
Cada hora do Ofício Divino começa com o hino, depois rezamos com os salmos, fazemos a leitura breve e, por fim, a oração. Para esse percurso, é possível usar um livro com os textos litúrgicos ou baixar o aplicativo da CNBB (IOS ou Android), onde você também encontra a Liturgia das Horas para rezar todos os dias gratuitamente.
add_circle_outline O que são as Laudes? Saiba aqui!
Fonte: Fé Explicada
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.