Estamos na busca de conhecimento sobre os 43 dogmas da Igreja, vimos as doutrinas relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Anteriormente, abordamos os dogmas referentes aos Sacramentos e agora iniciamos a formação dos dogmas relacionados às últimas coisas (Escatologia), começando pelo dogma da morte e sua origem.
Hoje tentaremos entender o dogma — o céu. “As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu.”
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde a pessoa humana participa da glória divina.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que todos os que morreram ou morrerem em estado de graça terão a vida eterna com Cristo.
“Os que morrerem na graça e na amizade de Deus e estiverem perfeitamente purificados, viverão para sempre com Cristo. Serão para sempre semelhantes a Deus, porque O verão «tal como Ele é» (1 Jo 3, 2), «face a face» (1 Cor 13, 12).” ( CIC, 1023)
Justamente por isso, no céu não há sofrimento, angústias ou preocupações, pois a plena realização do homem está na comunhão com Deus, que sana todos os anseios da alma.
Além disso, todas as pessoas que estão no céu vivem não apenas a unidade com Deus, mas a comunhão dos santos, que formam a Igreja Triunfante.
“A vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associa à sua glorificação celeste aqueles que n'Ele acreditaram e permaneceram fiéis à sua vontade. O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados n'Ele.” (CIC, 1026)
Confira aqui outros conteúdos formativos
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.