Estamos na busca de conhecimento sobre os 43 dogmas da Igreja, vimos as doutrinas relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Anteriormente, abordamos os dogmas referentes aos Sacramentos e agora iniciamos a formação dos dogmas relacionados às últimas coisas (Escatologia), começando pelo dogma da morte e sua origem.
Hoje tentaremos entender o dogma — o céu. “As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu.”
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde a pessoa humana participa da glória divina.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que todos os que morreram ou morrerem em estado de graça terão a vida eterna com Cristo.
“Os que morrerem na graça e na amizade de Deus e estiverem perfeitamente purificados, viverão para sempre com Cristo. Serão para sempre semelhantes a Deus, porque O verão «tal como Ele é» (1 Jo 3, 2), «face a face» (1 Cor 13, 12).” ( CIC, 1023)
Justamente por isso, no céu não há sofrimento, angústias ou preocupações, pois a plena realização do homem está na comunhão com Deus, que sana todos os anseios da alma.
Além disso, todas as pessoas que estão no céu vivem não apenas a unidade com Deus, mas a comunhão dos santos, que formam a Igreja Triunfante.
“A vida dos bem-aventurados consiste na posse em plenitude dos frutos da redenção operada por Cristo, que associa à sua glorificação celeste aqueles que n'Ele acreditaram e permaneceram fiéis à sua vontade. O céu é a comunidade bem-aventurada de todos os que estão perfeitamente incorporados n'Ele.” (CIC, 1026)
Confira aqui outros conteúdos formativos
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
Cruz Olímpica é símbolo que abençoa os Jogos Olímpicos
Tanto nos jogos de verão quanto de inverno, a Cruz tem o intuito de construir pontes entre culturas e povos, como reforça o Papa Leão XIV nos jogos de Milão
Reflexão Semanal: Ser sal e luz é a missão de todo cristão
A Liturgia deste domingo une misericórdia e anúncio do Evangelho, chamando-nos a ser testemunhas autênticas da fé. Faça a sua reflexão com o A12.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.