Seguimos neste caminho formativo acerca dos 43 dogmas da Igreja, direcionados agora para as verdades de fé que dizem respeito ao ser humano. Leia MaisDogmas da Igreja: O pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentesDogmas da Igreja: O homem é formado de corpo material e alma espiritual
Na última vez vimos que o pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentes. Hoje iremos abordar o dogma:
O homem caído não pode redimir-se a si próprio.
Nós seremos humanos, não somos capazes de salvar a nós próprios ou de apagar a mancha do pecado que há a partir do nosso nascimento.
Nesse caso, somos necessitados da intervenção divina, por meio do olhar amoroso de Deus que a partir da encarnação de Seu Filho reestabelece a relação com a humanidade e depois concede a Igreja os Sacramentos.
“Nosso Senhor ligou o perdão dos pecados à fé e ao Batismo: «Ide por todo o mundo e proclamai a Boa-Nova a todas as criaturas. Quem acreditar e for batizado será salvo» (Mc 16, 15-16). “ (Catecismo da Igreja, 977)

O CIC nos ensina que o Sacramento do Batismo é o principal para o perdão dos pecados, pois com ele somos inseridos em Cristo que por causa dos nossos pecados morreu e ressuscitou concedendo a cada um uma vida nova.
“No momento em que fazemos a nossa primeira profissão de fé, ao receber o santo Batismo que nos purifica, o perdão que recebemos é tão pleno e total que não fica absolutamente nada por apagar, quer da falta original, quer das faltas cometidas de própria vontade por ação ou omissão; nem qualquer pena a suportar para as expiar [...] (CIC, 978)
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.