Seguimos neste caminho formativo acerca dos 43 dogmas da Igreja, direcionados agora para as verdades de fé que dizem respeito ao ser humano. Leia MaisDogmas da Igreja: O pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentesDogmas da Igreja: O homem é formado de corpo material e alma espiritual
Na última vez vimos que o pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentes. Hoje iremos abordar o dogma:
O homem caído não pode redimir-se a si próprio.
Nós seremos humanos, não somos capazes de salvar a nós próprios ou de apagar a mancha do pecado que há a partir do nosso nascimento.
Nesse caso, somos necessitados da intervenção divina, por meio do olhar amoroso de Deus que a partir da encarnação de Seu Filho reestabelece a relação com a humanidade e depois concede a Igreja os Sacramentos.
“Nosso Senhor ligou o perdão dos pecados à fé e ao Batismo: «Ide por todo o mundo e proclamai a Boa-Nova a todas as criaturas. Quem acreditar e for batizado será salvo» (Mc 16, 15-16). “ (Catecismo da Igreja, 977)

O CIC nos ensina que o Sacramento do Batismo é o principal para o perdão dos pecados, pois com ele somos inseridos em Cristo que por causa dos nossos pecados morreu e ressuscitou concedendo a cada um uma vida nova.
“No momento em que fazemos a nossa primeira profissão de fé, ao receber o santo Batismo que nos purifica, o perdão que recebemos é tão pleno e total que não fica absolutamente nada por apagar, quer da falta original, quer das faltas cometidas de própria vontade por ação ou omissão; nem qualquer pena a suportar para as expiar [...] (CIC, 978)
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.