Neste nosso percurso de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja, já passamos pelas afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo e à Virgem Maria. Leia MaisDogmas da Igreja: A Igreja foi fundada por Jesus CristoDogmas da Igreja: Assunção de MariaDogmas da Igreja: Maria, Mãe de Deus
Desde a última semana, estamos agora percorrendo as afirmações de fé em relação ao Papa e à Igreja.
Vimos, anteriormente, o dogma: A Igreja foi fundada pelo Deus-Homem, Jesus Cristo. Dessa vez, vamos tratar a seguinte verdade de fé:
“Cristo constituiu o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os Apóstolos e como cabeça visível de toda a Igreja, conferindo-lhe imediata e pessoalmente o primado da jurisdição”.
Pedro foi escolhido por Nosso Senhor, Jesus Cristo, como aquele que iria possuir toda “concessão” divina para administrar a Igreja, muito além do que está relacionado à fé e aos costumes, ou seja, também no que diz respeito ao governo e a disciplina da Igreja, se tornando, assim, o primeiro Papa.
“A única Igreja de Cristo […] é aquela que o nosso Salvador, depois da ressurreição, entregou a Pedro, com o encargo de apascentar, confiando também a ele e aos outros apóstolos a sua difusão e governo […]. Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como uma sociedade, subsiste (subsistit in) na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele»” (Catecismo da Igreja, 816).

Nesse contexto, recordamos que os bispos são os sucessores dos apóstolos e Pedro hoje é o Santo Padre, o Papa Leão XIV, aquele que tem “as chaves” para ligar e desligar o que for necessário entre céus e terra.
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja… Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mateus, 16)
Continuemos com o Catecismo da Igreja:
“Foi só de Simão, a quem deu o nome de Pedro, que o Senhor fez a pedra da sua Igreja. Confiou-lhe as chaves desta e instituiu-o pastor de todo o rebanho. Mas o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, também foi dado, sem dúvida alguma, ao colégio dos Apóstolos unidos ao seu chefe. Este múnus pastoral de Pedro e dos outros apóstolos pertence aos fundamentos da Igreja e é continuado pelos bispos sob o primado do Papa.” (881).
Concluímos, então, que, para a Igreja, é inquestionável a autoridade do Papa e daqueles que Cristo, por meio do Espírito Santo, constituiu pastores de seu povo.
Desse mesmo modo, Pedro é o primeiro entre eles, em autoridade e graça, pois foi justamente Jesus que o instituiu como líder.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.