Formação

Como nasceu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus?

Escrito por Letícia Dias

14 JUN 2023 - 11H32 (Atualizada em 04 JUN 2024 - 09H28)

Shutterstock/ faak

Neste ano celebraremos no dia 07 de junho a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, esta data é sempre celebrada logo após outra Solenidade do Tempo Comum — Corpus Christi. Esta data passou a compor o calendário litúrgico da Igreja no ano de 1856, quando Pio IX era o Papa. Leia MaisPor que o Sagrado Coração de Jesus é celebrado às sextas-feiras? Sugestões de músicas para a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Mas você sabe qual o significado e a origem dessa celebração?

Vamos conhecer a história!

No dia 20 de outubro de 1672, um Padre alemão chamado João Eudes foi quem celebrou esta data pela primeira vez, embora alguns místicos alemães da Idade Média já cultivassem a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como:

Matilde de Magdeburg (1212-1283), Matilde de Hackeborn (1241-1298), Gertrudes de Helfta (1256-1302) e o Beato dominicano Enrico Suso (1295 - 1366).

Revelações à Santa Margarida Maria Alacoque

Margarida Maria Alacoque, religiosa da Congregação da Visitação, viveu por muito tempo em um convento na França, onde obteve diversas revelações do próprio Jesus sobre o Sagrado Coração. Por esse motivo, ficou conhecida como uma grande mística.

Em 27 de dezembro de 1673, Margarida recebeu a visita de Jesus, que conforme narra a tradição, fez um convite para que ela ocupasse o lugar de São João na cena da Última Ceia. João teria sido o único apóstolo a repousar a cabeça sobre o peito de Jesus.

Naquele momento, Jesus disse a ela:

“Meu divino coração é tão apaixonado de amor pelos homens que, não podendo conter em si as chamas da sua ardente caridade, precisa da tua ajuda para difundi-las. Por isso, escolhi você para este grande desígnio”.

Jesus apareceu outras vezes à Margarida, falou e mostrou a ela o Seu Sagrado Coração

Shutterstock/ godongphoto
Shutterstock/ godongphoto


“Eis o Coração que tanto tem amado os homens, que nada tem se poupado até se esgotar e consumir para testemunhar-lhes o seu amor; e em reconhecimento não recebo da maior parte deles senão ingratidões por meio das irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns que usam para comigo neste Sacramento de amor. E o que me custa é serem corações a mim consagrados os que assim me tratam”.

Nesse contexto, Jesus pediu a Santa Margarida que houvesse uma festa em honra ao Seu Sagrado Coração e fossem feitas orações em reparação às ofensas que recebia.

No #A12Responde, o Pe. Camilo Júnior C.Ss.R. explica também como nasceu esta devoção.

Confira!

Fonte: Vatican News e Encontro com Cristo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...