Ao contemplarmos a arte cristã, principalmente dentro das grandes catedrais, dos santuários e de antigos templos, percebemos a presença real do belo, da alegria, da grandiosidade da arte presente ali.
A manifestação de Deus na arte se dá, segundo o filósofo Hegel, por meio do processo dialético da interpretação, ou seja, o divino se projeta no sujeito que contempla e, a partir daí, o sujeito passa a perceber a manifestação sagrada de Deus na arte sacra.
Leia MaisArte do Claudio Pastro no Santuário Nacional - Parte 2 BaldaquinoUtilizando um grande exemplo como o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, percebemos que toda a obra de arte ali presente revela o percurso da vida, desde a criação até a consumação na Redenção de Jesus.
O ponto central de toda a estrutura artística sacra é o Altar Central, onde ocorre o mistério da Eucaristia. Se utilizarmos do método filosófico para contemplar o Santuário Nacional, Deus está em nós, se revela, se manifesta, naquele que contempla o esplendor do Santuário.
A manifestação de Deus se dá em cada ponto da obra de Cláudio Pastro. Seja nos baldaquinos, seja no nicho de Nossa Senhora, Deus se revela pela beleza, pelo belo. Deus é a pura beleza, de onde tudo o que é belo brota de Sua beleza divina.
Portanto, ter atenção na contemplação da arte sacra cristã é deixar-se cativar, conduzir pelo Sagrado. Contemplar é aprofundar-se no mistério divino do belo e, assim, estar diante da manifestação de Deus na arte. É deixar que Deus se revele, por meio das suaves pinceladas do pintor, pelas mãos do escultor, pelo olhar contemplativo da pessoa.
.:: Veja também - Novos Artistas Sacros do Brasil - Maicon Dandi
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.