Localizada nas dependências do Vaticano, a Capela Sistina é o espaço onde os cardeais se reúnem para escolher um novo papa, após uma renúncia ou morte, quando acontece uma "votação secreta" para a eleição do novo pontífice, e que acontece praticamente da mesma maneira desde o Século XIII.
A Capela Sistina tem esse nome em homenagem a Sisto IV, que foi papa entre 1471 e 1484 e restaurou a então Capela Magna contratando os pintores Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio, além de pinturas sobre a vida de Moisés e de Cristo. Retratos dos antigos papas também foram feitos nesta primeira restauração.
O projeto arquitetônico de Baccio Pontelli fez da Capela Sistina um edifício com descrições similares ao Templo de Salomão, do Antigo Testamento. O afresco que decora a abóboda da Capela Sistina mede 40 metros de comprimento e 13 metros de largura.
Entre 1508 e 1512, o papa Júlio II chamou Michelangelo Buonarroti para contribuir com a decoração do espaço. O artista pintou o teto da Capela com representações do primeiro livro da Bíblica, Gênesis. São retratados episódios como as criações Divinas, o Pecado Original e o Dilúvio. Já na parede do altar, Michelangelo pintou o episódio do Apocalipse conhecido como Juízo Final.

No dia 1º de novembro de 1512, esta obra gigantesca de Michelangelo foi inaugurada em Roma e aberta ao público pela primeira vez.
A pintura é composta por nove painéis dedicados à história do mundo bíblico. O mais famoso deles, provavelmente, é "A Criação de Adão", em que Deus e Adão esticam os braços um em direção ao outro. Em 1534, Michelangelo retornou à Capela Sistina para pintar "O Último Julgamento", na parede acima do altar, para o Papa Paulo III. Michelangelo seguiu trabalhando e morando em Roma até o dia de sua morte, no dia 18 de fevereiro de 1564.
As eleições para o novo Santo Padre são realizadas no local desde 1492. São João Paulo II na Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis" destacou a Capela Sistina como local oficial para as eleições dos papas.
“Disponho que a eleição continue a desenrolar-se na Capela Sistina, onde tudo concorre para avivar a consciência da presença de Deus, diante do qual deverá cada um apresentar-se um dia para ser julgado”.

Quando o novo Papa é eleito, é conduzido a uma pequena sala, La Stanza del Pianto da Capela Sistina, que fica à esquerda do altar, debaixo do Juízo Final. Leva esse nome porque frequentemente o novo Papa se emociona por ter sido eleito.
O espaço atrai mais de 5 milhões de pessoas anualmente, que disputam lugar para poderem apreciar o seu interior.
.:: Oração para o período de Sede Vacante da Igreja Católica
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.