A Igreja no Brasil, que esteve conectada a cada etapa do Conclave nos últimos dias, com a serena e alegre expectativa para a eleição do sumo Pontífice, celebra agora com entusiasmo: Habemus Papam!
Em coletiva de imprensa, ocorrida às 15h30 desta quinta-feira (8), a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) saudou o Cardeal Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, para a Igreja no Brasil e no mundo, e apresentou os seus possíveis desdobramentos pastorais, culturais e sociais.

Na presença do bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers e do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, foram compartilhadas as seguintes reflexões:
⏭ Da morte de Francisco até a eleição do Papa Leão XIV
Os acontecimentos intensos dos últimos dias, desde o anúncio da morte do papa Francisco até a eleição do Papa Leão XVI, foram citados com cuidado pelo Núncio Apostólico na introdução da coletiva de imprensa.
O embaixador do Papa no Brasil nos fez imaginar o quanto esses acontecimentos tocaram os corações dos cardeais, que viveram dias de dor e comoção, que fortaleceram entre eles o clima de profunda oração.
Ele ainda destacou que o Papa Leão XVI deu sua bênção em continuidade com o Papa Francisco, com um compromisso ao Evangelho e uma abertura à vontade de Deus.
Na sequência, o assessor de Comunicação da CNBB, Pe. Arnaldo Rodrigues, afirmou que o clima entre os cardeais é de alegria e fraternidade no Vaticano, e que amanhã (9) participarão de uma missa com o Papa Leão XVI.
⏭ Características do Papa Leão XVI citadas
Segundo dom Ricardo Hoepers, o novo Pontífice fez referência em seu nome ao Papa Leão XIII, que fundou a Doutrina Social da Igreja e destaca o tema da paz. O novo Papa nos mostra e nos convida que é preciso retomar essa conversa entre as nações para a paz no mundo.
“Nenhum papa é igual ao outro, cada um traz a sua característica própria e a espiritualidade agostiniana tem sua particularidade”, afirmou dom Ricardo.
De acordo com o bispo, o Papa formou agostinianos e esteve à frente da sua congregação, e isso vai ter um ponto significativo em seu papado, o que já observamos em sua primeira fala, quando citou Santo Agostinho, o que mostra a clareza dessa espiritualidade em sua pessoa.
Havia sido confirmada a presença do Cardeal Robert Francis Prevost, na 62ª Assembleia da Conferência Nacional, para a qual ele havia sido convidado como pregador ainda em fevereiro deste ano e aceito com alegria.
“Embora o evento tenha sido suspenso devido à morte do Papa Francisco, a notícia reforça o carinho do novo pontífice pelo Brasil. Entre todos os encontros com os dicastérios, foi com ele que os bispos mais dialogavam, e sua presença é vista como um grande presente”, afirmou o bispo.
Outros assuntos, como Sinodalidade e Viagens Apostólicas, pontos fortes do papado de Francisco, foram discutidos também na coletiva de imprensa e dom Ricardo afirmou que, “do ponto de vista do seu magistério, eu creio que ele responda ao caminho sinodal, como indicou nas suas primeiras palavras proferidas ao povo, sobre paz e diálogo”.
Em nota, a CNBB ainda fez a seguinte afirmação:
“A eleição do novo Papa é um marco histórico que reflete para a Igreja Católica e à sociedade um sinal de esperança e unidade. Esta é uma oportunidade para compreender os desafios e as expectativas que acompanham o início deste novo pontificado.”
O conclave, evento tradicional e sigiloso do Colégio de Cardeais da Santa Igreja, que marca a sua história com a eleição do Papa Leão XIV, contou com a participação de sete cardeais eleitores brasileiros:

Junto de cada um deles, os demais representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiram a saudação ao nosso novo Reverendíssimo Papa Leão XIV.
Confira na íntegra a mensagem dos bispos do Brasil ao novo Papa:
Brasília-DF, 08 de maio de 2025 Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a Sua Santidade, o Papa Leão XIV Santo Padre, Com profunda alegria e gratidão a Deus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se a Vossa Santidade para expressar nossa saudação e nossa unidade pela sua eleição como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro e Pastor Universal da Igreja. O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos Novemdiales, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício. Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como São José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres. A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo. Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal. Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio. Em Jesus Cristo, Mestre, Pontífice e Bom Pastor. Dom Jaime Cardeal Spengler Dom João Justino de Medeiros Silva Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa Dom Ricardo Hoepers |
Leia mais:
::. Quem é o novo Papa da Igreja
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.