Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Igreja

CNBB saúda com alegria o novo Papa

A expectativa que se tornou celebração: a Igreja Brasileira acolhe o novo Pontífice

Escrito por Giovana Marques

08 MAI 2025 - 17H40 (Atualizada em 09 MAI 2025 - 15H35)

Vatican Media

A Igreja no Brasil, que esteve conectada a cada etapa do Conclave nos últimos dias, com a serena e alegre expectativa para a eleição do sumo Pontífice, celebra agora com entusiasmo: Habemus Papam!

Em coletiva de imprensa, ocorrida às 15h30 desta quinta-feira (8), a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) saudou o Cardeal Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, para a Igreja no Brasil e no mundo, e apresentou os seus possíveis desdobramentos pastorais, culturais e sociais

Reprodução CNBB
Reprodução CNBB

Na presença do bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers e do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, foram compartilhadas as seguintes reflexões:

⏭ Da morte de Francisco até a eleição do Papa Leão XIV

Os acontecimentos intensos dos últimos dias, desde o anúncio da morte do papa Francisco até a eleição do Papa Leão XVI, foram citados com cuidado pelo Núncio Apostólico na introdução da coletiva de imprensa.

O embaixador do Papa no Brasil nos fez imaginar o quanto esses acontecimentos tocaram os corações dos cardeais, que viveram dias de dor e comoção, que fortaleceram entre eles o clima de profunda oração.

Ele ainda destacou que o Papa Leão XVI deu sua bênção em continuidade com o Papa Francisco, com um compromisso ao Evangelho e uma abertura à vontade de Deus.

Na sequência, o assessor de Comunicação da CNBB, Pe. Arnaldo Rodrigues, afirmou que o clima entre os cardeais é de alegria e fraternidade no Vaticano, e que amanhã (9) participarão de uma missa com o Papa Leão XVI.

⏭ Características do Papa Leão XVI citadas

  • Pacificador

Segundo dom Ricardo Hoepers, o novo Pontífice fez referência em seu nome ao Papa Leão XIII, que fundou a Doutrina Social da Igreja e destaca o tema da paz. O novo Papa nos mostra e nos convida que é preciso retomar essa conversa entre as nações para a paz no mundo.

  • Agostiniano

Nenhum papa é igual ao outro, cada um traz a sua característica própria e a espiritualidade agostiniana tem sua particularidade”, afirmou dom Ricardo.

De acordo com o bispo, o Papa formou agostinianos e esteve à frente da sua congregação, e isso vai ter um ponto significativo em seu papado, o que já observamos em sua primeira fala, quando citou Santo Agostinho, o que mostra a clareza dessa espiritualidade em sua pessoa.

  • Tinha presença confirmada na 62ª Assembleia Nacional dos Bispos

Havia sido confirmada a presença do Cardeal Robert Francis Prevost, na 62ª Assembleia da Conferência Nacional, para a qual ele havia sido convidado como pregador ainda em fevereiro deste ano e aceito com alegria.

“Embora o evento tenha sido suspenso devido à morte do Papa Francisco, a notícia reforça o carinho do novo pontífice pelo Brasil. Entre todos os encontros com os dicastérios, foi com ele que os bispos mais dialogavam, e sua presença é vista como um grande presente, afirmou o bispo.

Outros assuntos, como Sinodalidade e Viagens Apostólicas, pontos fortes do papado de Francisco, foram discutidos também na coletiva de imprensa e dom Ricardo afirmou que, “do ponto de vista do seu magistério, eu creio que ele responda ao caminho sinodal, como indicou nas suas primeiras palavras proferidas ao povo, sobre paz e diálogo”.

Em nota, a CNBB ainda fez a seguinte afirmação:

“A eleição do novo Papa é um marco histórico que reflete para a Igreja Católica e à sociedade um sinal de esperança e unidade. Esta é uma oportunidade para compreender os desafios e as expectativas que acompanham o início deste novo pontificado.

O conclave, evento tradicional e sigiloso do Colégio de Cardeais da Santa Igreja, que marca a sua história com a eleição do Papa Leão XIV, contou com a participação de sete cardeais eleitores brasileiros:

Padre Robson Caramano
Padre Robson Caramano
Grupo de cardeais brasileiros em Roma. Da esquerda para direita: Dom Paulo Costa, Dom Leonardo Steiner, Dom Odilo Scherer, Dom Jaime Spengler, Dom Raymundo Damasceno, Dom Sérgio da Rocha, Dom Orani Tempesta


Junto de cada um deles, os demais representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiram a saudação ao nosso novo Reverendíssimo Papa Leão XIV.

Confira na íntegra a mensagem dos bispos do Brasil ao novo Papa:

Brasília-DF, 08 de maio de 2025

Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a Sua Santidade, o Papa Leão XIV

Santo Padre,

Com profunda alegria e gratidão a Deus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se a Vossa Santidade para expressar nossa saudação e nossa unidade pela sua eleição como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro e Pastor Universal da Igreja.

O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos Novemdiales, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício.

Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como São José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres.

A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo.

 Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal

Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio.

Em Jesus Cristo, Mestre, Pontífice e Bom Pastor.

Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia – GO
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife – PE
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Leia mais:

::. Quem é o novo Papa da Igreja

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...