Durante esses doze meses de 2022, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou diversas atividades para que homens e mulheres possam cuidar e evangelizar suas famílias.
Leia MaisIgreja de Roma ajuda famílias a pagar energia elétricaEncontro Mundial encorajou famílias a serem portadoras do Evangelho Missa na Basílica Histórica abre Encontro Mundial das Famílias em AparecidaConvocado pelo Papa Francisco e aberto em 19 de março de 2021, para celebrar os cinco anos da exortação apostólica sobre a alegria do amor na família, o Ano Família Amoris Laetitia foi concluído em junho deste ano, com a celebração do 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma.
A iniciativa celebrada também no Brasil, com propostas pastorais elaboradas pela Comissão reavivou a memória dos bispos, padres, leigos e das famílias sobre a importância da instituição familiar, recordando os temas abordados nos sínodos sobre a família.
“Vocação e caminho de santidade”
Esse foi o tema do 10º Encontro Mundial das Famílias. Em Roma, no mês de junho, uma delegação brasileira esteve no encontro, que teve a participação e a orientação do Papa Francisco nos principais momentos.
Na ocasião, a Comissão Vida e Família da CNBB recebeu uma relíquia dos patronos do Encontro Mundial das Famílias. No envio das famílias, ao final do encontro mundial, o Papa Francisco convidou a tornarem-se “missionários nos caminhos do mundo”.
À luz dos temas refletidos no encontro internacional, foi realizado o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, na cidade de Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis (SC). Palestras, testemunhos, momentos de espiritualidade e convivência e apresentações culturais marcaram o evento, que reuniu cerca de 1400 pessoas entre agentes de pastoral e de movimentos, padres, religiosos e religiosas e bispos de várias partes do país.
O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers ressaltou o importante trabalho de cada pastoral durante o ano de 2022.
“Cada vez mais as Dioceses estão assumindo em seus núcleos, os materiais do Hora da Família, atingindo um crescimento exponencial. Impressionante como os casais estão se aprofundando e se aprimorando, os Bispos abrindo suas Dioceses para motivar os casais a implantarem pelo menos um dos setores, entre o Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e Casos Especiais.
Estamos vendo uma grande força que é resultado do Papa Francisco, que fez dois Sínodos pelas famílias, escreveu a exortação Amoris Letitia, criou o ano de São José e 10º Encontro Mundial das Famílias. Esses resultados que estamos tendo agora, de uma forte expressão das famílias no Brasil, são graças ao empenho do Santo Padre, que trouxe a família como prioridade em seu pontificado".
30 anos da Semana Nacional da Família
Outro marco importante foi a realização desta iniciativa, entre 14 e 20 de agosto deste ano, marcada por celebrações e reflexões a respeito da família como extensão da Igreja em casa, ou seja, a família é a Igreja Doméstica, onde se ensina os verdadeiros valores.
Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional.
“Um momento forte de fé, de oração e de muita ação, muito trabalho. Os agentes da Pastoral Familiar se dedicam de corpo e alma, mas os frutos são espirituais, graças abundantes que Deus distribui graças ao amor, carinho e dedicação de cada agente da Pastoral Familiar, cada casal, por cada família conquistada neste período”, completou Dom Ricardo.
Dom Orlando Brandes fala sobre a família ser vital para a sociedade
Fonte: CNBB
A importância da transparência e proteção de dados
A coleta de dados biométricos subiu para 30% das empresas, e 60% dos brasileiros estão preocupados com a privacidade. Saiba mais sobre a LGPD.
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.