Neste mês dedicado às vocações, a Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, que teve início no último domingo (14), e que acontece até dia 20 de agosto. A série de encontros idealizados pela Pastoral Familiar completou 30 anos evangelizando os grupos familiares em todo o país.
Leia MaisQual o valor da família para Deus?Vocação Familiar: Cuidado, paciência e amorO tema proposto para este ano é “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o 10º Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC) .
“É tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda que mudou o rosto da Pastoral Familiar em todo o Brasil. Os agentes da Pastoral Familiar se dedicam de corpo e alma, mas os frutos são espirituais, graças abundantes que Deus distribui graças ao amor, carinho e dedicação de cada agente da Pastoral Familiar, cada casal, por cada família conquistada neste período”, destacou Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Neste vídeo, Dom Hoepers parabeniza a Pastoral Familiar pelos 30 anos da Semana Nacional
Para o Padre Crispim Guimarães, Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar também celebra a data simbólica para as famílias do Brasil.
“Nós somos gratos a Deus por esses 30 anos, por essa inspiração que veio do coração de Jesus para fazer com que todo o Brasil celebre um grande retiro popular através da Semana Nacional da Família. Agradecemos a todas as familias que trabalham para que este retiro chegue às casas, ruas e comunidades”.
Luciano Santos, coordenador da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Aparecida, convida a todos a participarem desta semana.
Relevante na sociedade
De acordo com Luiz e Khátia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, nos últimos anos a Semana acabou atingindo outros públicos em escolas, associações e até nas Câmaras de vereadores. “Cabe lembrar que em muitos lugares a Semana Nacional da Família tem sido objeto de projetos de lei em que a data passa a ser reconhecida e fazer parte do calendário de eventos do município”, explicou Luiz.

Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional.
Para orar e refletir sobre o tema geral, as paróquias em todo o Brasil estão seguindo o livreto “Hora da Família”. O material têm encontros para cada dia da semana e com dicas para preparar este momento, inclusive com a participação das crianças.
Confira os temas propostos para este ano:
1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”
4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”
5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”
:: Pai, o condutor da fé na vida de seus filhos
Fonte: CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.