Os Museus do Vaticano iniciaram a manutenção extraordinária do afresco Juízo Final, de Michelangelo, na Capela Sistina. A conclusão dos trabalhos está prevista para antes da Semana Santa, garantindo que a obra possa ser admirada durante as celebrações da Páscoa.
Esta ação não é uma nova restauração da arte e sim uma “limpeza” para conservá-la. Segundo Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, a manutenção acontece cerca de trinta anos após a última intervenção conservadora, concluída em 1994.
::. Conheça curiosidades sobre os Museus Vaticanos
Esse trabalho do Laboratório de Restauração de Pinturas e Materiais de Madeira dos Museus do Vaticano integra um plano contínuo de conservação adotado desde 2010, que inclui monitoramento ambiental, controle de climatização e inspeções periódicas das superfícies decorativas.
A decisão foi tomada após monitoramento técnico identificar a presença de um fino “véu branco” homogêneo sobre a superfície da pintura, responsável por atenuar os contrastes e alterar a percepção do afresco. A intenção é recuperar seu brilho e as cores originais.
A substância identificada na obra é lactato de cálcio, um sal que se acumulou na camada mais externa e é altamente solúvel em água. Ela pode causar esbranquiçamento localizado, alteração na leitura das cores e atenuação do claro-escuro.
Durante todo o período da intervenção, a Capela Sistina permanece aberta ao público. Uma lona com reprodução em alta definição da obra cobre o andaime, preservando a experiência visual dos visitantes.
Ainda, a imprensa da Capela Sistina afirma que todas as fases da intervenção serão documentadas pelo Laboratório Fotográfico dos Museus do Vaticano, criando um precioso testemunho da limpeza.
Além disso, a limpeza é apoiada pelo Capítulo da Flórida dos Patronos das Artes nos Museus do Vaticano, grupo de benfeitores que financia projetos de conservação.
Segundo os responsáveis técnicos, o objetivo é não apenas restituir a plena legibilidade cromática da obra-prima, mas também aprofundar os estudos científicos para prevenir futuras formações do depósito esbranquiçado, assegurando a preservação deste importante patrimônio artístico.
A estrutura do andaime possui 7 andares cobrindo 180 m² da parede do afresco. Trabalham na manutenção simultaneamente 10 restauradores por turno, de uma equipe composta por 27 profissionais.
⚠️ Mas atenção, mesmo com a obra em andamento, a Capela Sistina continuará aberta a fiéis e visitantes.
O Juízo Final é um afresco encomendado pelo Papa Clemente VII para o pintor renascentista Michelangelo. As pinturas, feitas entre 1536 e 1541, se estendem por mais de 165 metros quadrados da Capela Sistina.
Leia
add_box sobre a história da pintura da Capela Sistina
Fonte: Vatican News | Museus Vaticanos
9º Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida (SP)
As inscrições para o Encontro Nacional da PASCOM já estão abertas, o encontro reúne comunicadores de todo o país para formação, partilha e espiritualidade em Aparecida.
O que o Papa Leão XIV pede aos padres hoje?
O Papa apresenta orientações práticas aos padres sobre como orientar jovens, usar a internet, ter fraternidade e missão na Igreja hoje. Veja os pontos centrais.
Retiro Quaresmal: meditações para cada dia até a Páscoa
Caminhe conosco na Quaresma de 2026, meditando diariamente a Palavra e renovando sua experiência de fé. Confira um versículo para cada dia como Retiro Espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.