Igreja

Dica para um roteiro religioso sobre São Frei Galvão

Escrito por Marília Ribeiro

25 OUT 2021 - 14H17 (Atualizada em 25 OUT 2021 - 15H09)

A12 Frei Galvão (A12)

Para conhecer um pouco a história de vida e o legado espiritual do primeiro santo brasileiro, a sugestão é você conhecer a cidade de Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo.

Guará, como é conhecida, está a 183 km de São Paulo e 257 km do Rio de Janeiro. O município é a cidade natal de Frei Galvão.

Nos passos de São Frei Galvão, as pessoas podem conhecer a casa onde ele nasceu, no ano de 1739, e que hoje foi transformada em um espaço de exposição e acolhida dos devotos. O local possui uma sala de relíquias e diversas imagens e pertences que mostram a sua história.

A12
A12


Seguindo esta cronologia, os devotos podem visitar também a igreja Matriz de Santo Antônio, onde Frei Galvão foi batizado, fez sua primeira comunhão e celebrou, em julho de 1762, a primeira missa após sua ordenação.

A12
A12


Localizada entre a Casa Frei Galvão e a Igreja Matriz, outro lugar bacana é o Memorial Frei Galvão, inaugurado em maio de 2008, em comemoração ao primeiro aniversário de canonização. O local é dedicado a expor objetos de devoção e agradecimentos que foram deixados pelas pessoas que recorreram ao santo brasileiro e tiveram graças alcançadas.

A12
A12


Ali no Memorial, o devoto tem a oportunidade de relaxar em um lugar lindo em honra ao Santo. É um pequeno jardim, com uma fonte com água potável, que recebeu as bênçãos do Frei Paulo Back, do Convento de São Francisco, em São Paulo, onde Frei Galvão viveu por muitos anos.

A12
A12


Um pouco mais longe dos pontos indicados acima, está o Santuário Frei Galvão, localizado na avenida Antônio de Sant’Anna Galvão, no bairro Jardim do Vale. O Santuário foi dedicado ao santo no ano de 2010, com decreto assinado no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, de quem Frei Galvão era muito devoto.

A12
A12


Para finalizar o dia de visitas, não deixe de conhecer o Seminário Frei Galvão. Ali as pessoas podem conhecer as dependências do Seminário, incluindo um espaço que traz a história de vida do Santo, detalhes sobre a sua canonização e alguns milagres. O seminário está localizado na avenida Integração, nº 151, no bairro São Bento.

A12
A12


Conhecer esses espaços é levar um pouco do Santo brasileiro no coração e ter a oportunidade de aumentar a própria fé. Através de seus exemplos, fica o convite para nos aproximarmos mais de Deus e Nossa Senhora e, junto deles, buscar viver o amor e a doação ao próximo.

Reveja o bate-papo da historiadora Thereza Maia com a nossa equipe, diretamente da Casa Frei Galvão arrow_downward  
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.