Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 16 ABR 2019 - 09H49

Entenda a importância da Catedral de Notre-Dame

Obra-prima da arquitetura gótica, a Catedral foi palco de eventos históricos.

Localizada no coração da Ilha de la Cité, uma pequena ilha no centro de Paris, à margem do Rio Sena, a Catedral de Notre Dame foi atingida por um incêndio nesta segunda-feira (15).

Shutterstock
Shutterstock


A Catedral passava por reformas, especialmente no teto. Diversas imagens de santos foram retiradas recentemente do alto da Catedral com gruas, para serem restauradas em uma localidade nos arredores de Paris.

Leia Mais“Meu Cristo é mais Cristo do que seu Cristo"Quaresma, Campanha da Fraternidade e Semana Santa são tema do 'Redação A12 ao vivo'Dom Orani manifesta solidariedade às vítimas de desabamentos no RJLivro traz roteiro de meditação a partir da missão de São José A Maior história de Amor contada por criançasUma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame é dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, e foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico.

A Catedral de 'Notre-Dame', termo francês que quer dizer 'Nossa Senhora' em português, é o principal local de culto católico em Paris. É símbolo da capital francesa e ponto de visitação de 13 milhões de turistas que passam pela cidade. Levou 180 anos para ser construída. Em dezembro deste ano, completa 857 anos.

História

Ao longo dos anos, Notre-Dame foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como ‘O Corcunda de Notre-Dame’, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.

A Catedral foi cenário da coroação, em 1431, do Rei Henrique VI, durante a Guerra dos Cem Anos, da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador do país e a beatificação de Joana D'Arc, em 1909.

De acordo com a lei francesa sobre a separação de Estado e Igreja, datada de 1905, o edifício é de propriedade do Estado francês, como todas as outras catedrais construídas pelo Reino da França, e seu uso é atribuído à Igreja Católica.

A catedral - elevada a basílica menor desde 27 de fevereiro de 1805 - é um monumento histórico da França desde 1862 e Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.

Consagrada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame tem a fachada ornamentada com estátuas que retratam cenas bíblicas. O portal central, por exemplo, remete ao "Último Julgamento", onde Cristo é representado na cena como peso da almas, portal de grande influência para os fiéis na Idade Média.

Santa Sé

Em nota publicada no Vatican News, ‘a Santa Sé acolheu com choque e tristeza a notícia do incêndio que devastou a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cristandade na França e no mundo’, assim se expressou o Diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

"Expressamos proximidade aos católicos franceses e à população de Paris e garantimos as nossas orações aos bombeiros e aos que estão fazendo o possível para fazer frente a esta dramática situação", prossegue o comunicado divulgado no início da noite desta segunda-feira (15), após as chamas tomarem a Catedral.

O Santo Padre também se manifestou no Twitter:

Reprodução
Reprodução


Fonte: Vatican News

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.