A cruz é símbolo de salvação e esperança para os cristãos, representando o sacrifício de Jesus pela humanidade. Desde os primeiros séculos, o instrumento ganhou diferentes formas, adaptando-se às culturas e tradições locais de devoção.
Entre eles, a Cruz latina, o símbolo mais conhecido do Cristianismo, que representa a morte de Jesus, e a Cruz grega, que possui braços iguais, ao contrário da cruz latina, que tem braços desiguais.
Dê play no vídeo que traz a diferença dessas duas cruzes com explicação do Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. e saiba por que a construção do Santuário Nacional tem a ver com essas cruzes:
Em formato de "X", lembra o martírio do apóstolo André, que, segundo a tradição, pediu para ser crucificado dessa forma por se considerar indigno de morrer como Cristo;
Cruz de Jerusalém
Usada nas cruzadas, traz uma cruz maior com quatro menores, simbolizando os cinco ferimentos de Cristo ou a missão de levar o Evangelho aos quatro cantos da Terra;
Cruz de Tau
Formada pela letra grega “T”, foi usada por São Francisco de Assis como um símbolo de salvação e penitência.

10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.